06jan
2020
0

Categorias de alimentos de acordo com o tipo de processamento

Depois de conhecidos os grupos, temos que conhecer as três categorias de alimentos, definidas de acordo com o tipo de processamento empregado na sua produção:

– A primeira reúne alimentos in natura ou minimamente processados:

Alimentos in natura são aqueles obtidos diretamente de plantas ou de animais (como folhas e frutos ou ovos e leite, quando não pasteurizado) e adquiridos para consumo sem que tenham sofrido qualquer alteração após deixarem a natureza.

Alimentos minimamente processados são alimentos in natura que, antes de sua aquisição, foram submetidos a alterações mínimas como limpeza, moagem, secagem… Exemplos incluem grãos secos, polidos e empacotados ou moídos na forma de farinhas, raízes e tubérculos lavados, cortes de carne resfriados ou congelados e leite pasteurizado.

– A segunda categoria reúne alimentos processados:

Alimentos processados são fabricados pela indústria com adição de sal ou açúcar ou outra substância de uso culinário a alimentos in natura para torná-los duráveis e mais agradáveis ao paladar. Exemplos incluem cenoura, pepino, ervilhas em conserva; frutas em calda e cristalizadas…

– A terceira categoria corresponde aos alimentos ultraprocessados:

Alimentos ultraprocessados são alimentos que passaram por técnicas e processamentos com alta quantidade de sal, açúcar, gorduras, realçadores de sabor e texturizantes. Exemplos incluem refrescos e refrigerantes, biscoitos recheados, “salgadinhos de pacote”, “macarrão instantâneo” , iogurtes e bebidas lácteas adoçados e aromatizados, produtos congelados e prontos para aquecimento como pratos de massas, pizzas, hambúrgueres e extratos de carne de frango ou peixe empanados do tipo nuggets, salsichas e outros embutidos.

Sem Comentários

Responder