30nov
2020
0

Colégio CEMI de Taubaté e o desenvolvimento dos Livros Doces Histórias com o Infantil e à distância

O Colégio CEMI de Taubaté trabalhou os livros Doces Histórias com todo o Infantil e os 1º anos. Cada turma do Infantil desenvolveu um título de acordo com o conteúdo programático, já os 1/º aos utilizaram dois títulos: Vitória-Régia em Doce e Chapeuzinho Vermelho em doce.

Todos trabalharam pela primeira vez com nossos livros e à distância, mas com muita criatividade e respeitando a fase em que cada criança está.

As crianças de 1º a 2º anos ouviram a história Cigarra e as Formigas em Doce contada pela professora com avental de história. Muitas músicas foram cantadas. Executaram muitas atividades com crepom, tintas, pinturas com dedinhos, confecção de formigueiros com massinha… enfim diversas ações lúdicas.

O Infantil I trabalhou com o Patinho feio em Doce para intensificar a coordenação motora. Dentre as ações pedagógicas que cada ilustração evoca, elencamos algumas: pintura com bucha, colagem com casquinha de ovo, escultura com massinha e em doce…

Já o Infantil II realizou o trabalho com o livro João e Maria em Doce enfatizando a importância do alimento em nossas vidas. Primeiro exploraram o livro, depois cada página de formas diferentes: texturas, cores, noção de tamanho…

O Infantil III explorou o cenário das verduras e legumes para enriquecer a alimentação das crianças. Recontaram a história nas vídeos-aulas. Trabalharam inicialmente as letras, depois as palavras e partiram para as listas de alimentos que havia nas ilustrações do livro. Criaram máscaras. Realizaram pinturas com dedos e muito trabalho de massinha. Mostraram uns aos outros seus pratos coloridos como devem ser para uma alimentação adequada.

Os alunos do Infantil IV utilizaram o livro Os Músicos de Bremen em Doce para contribuir ao mundo da leitura e da escrita de cada criança. Fizeram interpretação das imagens e executaram muito bem o processo de escrita.  O desenvolvimento foi percebido da primeira à última página. Trabalharam o processo de alfabetização explorando a ludicidade e finalizando com a escrita.

Os alunos dos 1º anos, segundo as professoras, amaram produzir o livro Chapeuzinho Vermelho em que fizeram a escrita sozinhos. O projeto de leitura e escrita foi desenvolvido em duas etapas. Na primeira, fizeram um trabalho coletivo com a lenda Vitória-Régia em Doce. Interpretaram as ilustrações, ouviram versões, discutiram as ideias, selecionaram e escreveram coletivamente o texto. Na segunda etapa desenvolveram seu texto com muita imaginação e criatividade.

Parabéns a todos do Colégio CEMI pelo envolvimento e trabalhos desenvolvidos desde a direção, coordenação, professores, famílias e principalmente aos alunos!

Sem Comentários

Responder