30jan
2019
0

Descubra as oleaginosas e leguminosas usadas no livro – Burrice

Leguminosa – o que frutifica em vagem.

Feijão – É um nome comum para uma grande variedade de sementes de plantas de alguns gêneros da família Fabaceae. Proporciona nutrientes essenciais como proteínas, ferro, cálcio, vitaminas, carboidratos e fibras. O feijão-comum é a base de várias sopas e da feijoada…Há vários tipos de feijão: azuki, bolinha, carioca, fradinho, jalo, roxo, Branco, preto…

Lentilha – É uma pequena planta trepadeira anual, da família das leguminosas, subfamília Faboideae. Essa erva de origem asiática é cultivada universalmente e possui folhas penadas, com folíolos minutos.

Grão de bico – também chamado de gravanço, ervanço, chícharo, ervilha-de-galinha ou ervilha-de-bengala, é uma leguminosa da família das fabáceas, muito distribuída na Índia e no Mediterrâneo.

Soja – também conhecida como feijão-soja e feijão-chinês, é uma planta pertence à família Fabáceas, família esta que compreende também plantas como o feijão, a lentilha e a ervilha.

Ervilha – É mais comumente a pequena semente esférica ou a vagem da vagem de frutas Pisum sativum. Cada vagem contém várias ervilhas, que podem ser verdes ou amarelas. As vagens de ervilha são botanicamente frutíferas, pois contêm sementes e se    a partir do ovário de uma flor.

Fava ou vicia faba popularmente chamada de fava, fava-comum, feijão-fava, fava silvestre ou ainda fava-italiana é uma Fabaceae pouco cultivada no Brasil mas de grande importância na Europa, nomeadamente em Portugal, Grécia, Espanha e Itália.

Tremoços – São as sementes das plantas fabáceas conhecidas como tremoceiro. De cor amarela, não tem aproveitamento agrícola e é geralmente vendida e consumida em conserva como petisco ou aperitivo.

Amendoim – A planta do amendoim é uma planta herbácea, com caule pequeno folhas compostas e pinadas, contendo quatro folíolos de formato elíptico e com inserção alternada. Apesar de ser leguminosa, pela propriedade do amendoim é consumida como oleaginosa.

Oleaginosa – fruto que contém óleos e gorduras.

Noz – Um fruto de casca rija, em botânica, é um fruto seco com apenas uma semente no qual a parede do ovário ou parte dela torna-se muito dura na maturidade. A maioria dos frutos de casca rija vem dos pistilos com ovários inferiores e não abrem na maturidade.

Castanha do Pará – Popularmente conhecida como castanha-do-brasil, castanha-da-amazônia, castanha-do-acre, castanha-do-pará, noz amazônica, noz boliviana, tocari ou tururi, é uma árvore de grande porte, muito abundante no norte do Brasil e na Bolívia, cujo fruto contém a castanha, que é sua semente.

Amêndoa  – Semente do fruto da amendoeira é geralmente considerada como um fruto seco: a amêndoa.

Avelã – É um arbusto da família Betulaceae que cresce naturalmente em quase toda a Europa, Ásia Menor e parte também da América do Norte. A avelã consiste em um fruto mais ou menos esférico a ovoide, lenhoso e indeiscente, cuja casca é extremamente resistente. 

Castanha de Caju – É muitas vezes tido como o fruto do cajueiro quando, na verdade, trata-se de um pseudofruto. O que entendemos popularmente como “caju” se constitui de duas partes: o fruto propriamente dito, que é a castanha; e seu pedúnculo floral, o pseudofruto, um corpo piriforme, amarelo, rosado ou vermelho.

Descubra as oleaginosas e leguminosas usadas no livro.

Sem Comentários

Responder