20jan
2019
0

Descubra os lácteos usados no livro – A Assembleia dos Ratos

Os lacticínios ou laticínios, também denominados produtos lácteos, são o grupo de alimentos que inclui o leite, assim como os seus derivados processados.

Leite – É uma secreção nutritiva de cor esbranquiçada e opaca produzida pelas glândulas mamárias das fêmeas dos mamíferos. 

Queijo – É um alimento que pode ser fabricado com leite de ovelha, vaca, cabra, ou ser composto por uma mistura de vários leites. Por isso, a sua consistência e paladar variam conforme a região onde é produzido.

Requeijão – Certo queijo de preparação caseira ou industrial, feito com o creme coagulado pela ação do calor. É um subproduto do leite, que era descartado nas regiões produtoras de nata para a fabricação de manteiga. 

Ricota – queijo que se prepara tirando-se o soro do leite fervido e coalhado.

Queijo branco ou queijo fresco – É fabricado à base de leite de vaca, ovelha ou cabra, ideal para entradas e muito utilizado em dietas alimentares. De textura suave, deve ser consumido pouco tempo após a fabricação: a frescura deste alimento é essencial já que está sujeito a contaminação.

Mozarela – do italiano mozzarella, queijo magro. Sua receita tradicional indica o uso exclusivo de leite de búfala, produzindo o queijo em formato de bolotas conservadas em soro, brancas e bem macias.

Polenguinho – Queijo quadradinho bem cremoso com vários sabores.

Queijo baby – O queijo tem uma casca de parafina vermelha que torna a hora do lanche uma diversão quando se tira a casca e descobre um queijo cremoso rico em proteínas e cálcio.

Queijo cabacinha ou poronguinho – É um tipo de queijo caseiro mineiro muito encontrado à venda nas beiras de estradas mineiras e no interior do Brasil.

Esse queijo é feito da mesma forma/receita que se faz a mozarela… só que depois de se fazer a mozarela, a gente separa as porções do tamanho que se quer a cabaça, enrola (no formato de uma cabaça), amarra-se um barbante no pescocinho e pendura para secar e esfriar… 

Queijo do reino – Possui formato esférico, com peso, variando entre 1,5 a 2,0 kg. Sua crosta é lisa, fina, colorida com vermelho-lilás ou revestida de parafina, …

Queijos  holandeses  coloridos  –  São  queijos  feitos  com  ervas,  tomates  secos,  pestos, manjericão, azul lavanda…

Tipos de queijos 

Queijos Franceses

Camembert – Queijo de pasta mole, produzido com leite de vaca. Apresenta-se com uma fina crosta de bolor penicillium branco a qual se torna impregnada de pigmentos vermelhos, castanhos e amarelos à medida que matura.

O queijo jovem, com cerca de um mês de produção, é de sabor suave, ligeiramente acidulado, e de textura interna firme. Entretanto, depois de 45 dias de sua fabricação, o camembert alcança sua maturação ideal, de modo que seu sabor se acentua e sua textura fica fina e fundante.

Saint Paulin – Apresenta massa amarela, macia, untuosa e fechada, de paladar suave e nenhuma acidez. Sua crosta fina e de cor amarela intensa é formada pelo tratamento com água, salmoura e urucum, podendo receber um acabamento de resina plástica ou parafina.

Brie – de cor menos acentuada, a massa do queijo Brie e muitíssima macia e de paladar muito forte.

Roquefort – Obtido por meio do leite de ovelha, é um queijo de sabor e cheiro forte, cor branca, esfarelento e ligeiramente úmido em cuja massa são visíveis os veios azulados causados pela presença do fungo Penicilium roqueforti. Não possui casca firme.

Queijos Ingleses

Cheddar – Queijo de cor bem amarela e de alto teor de gordura, é apreciado no Brasil sob a forma fundida. Entretanto, sua forma tradicional consiste em uma casca dura, de cor marrom acinzentada.

Queijo Cottage – Apresenta-se com uma textura granulada, cujos grãos são envoltos por soro de leite. Não sofre processo de maturação e, portanto, seu sabor é muito suave.

Queijos Holandeses

Edam – A sua forma tradicional de comercialização é a esférica, apresentando interior amarelo e camada externa vermelha ou amarela.

Gouda – É fabricado geralmente sob a forma cilíndrica. Apresenta massa semicozida, semidura, de sabor suave e crosta amarela. Sua matéria-prima é o leite de vaca, o qual é esquentado até que a coalhada separar do soro.

Reino – Queijo de massa semidura, de casca colorida, lisa e fina, massa amarelada, consistência firme e seca e sabor picante.

Queijos Suíços

Emmental – Produto de massa amarela, dura e com grandes furos característicos. Possui sabor pronunciado, mas pouco forte. Popularmente conhecido como queijo suíço.

Gruyère – Obtido por meio do leite de vaca, é um queijo amarelo, duro, salgado e picante. Quando completamente maturado, apresenta pequenos buracos.

Queijos Italianos

Gorgonzola – É um queijo de fungo azul, como o Roquefort, fabricado a partir do leite de vaca. Sua massa pode ser firme ou amanteigado, esfarelenta e bem salgado.

Mozarela – É o queijo mais popular no nosso país e no restante do mundo, o qual apresenta cor amarela, consistência elástica e de fácil derretimento. No dicionário não existe a palavra mussarela.

Mozzarela de Búfala – Mozarela feita com leite de búfala.

Parmesão – Queijo amarelo, seco, duro, salgado e que precisa de alguns meses para sua maturação, sendo que o processo tradicional é de seis meses.

Provolone – Possui casta fina e lisa de cor amarelo-castanha devido à defumação. Sua consistência é semidura, cor interna amarela, e sabor levemente pronunciado.

Ricota – Sua fabricação é baseada na precipitação das proteínas do soro por meio de calor associado à acidificação. É um produto comercializado fresco, condimentado ou até defumado, sendo prensado antes de ir ao defumador. Apresenta alta umidade e baixo valor calórico.

Queijo Alemão

Tilsit – De textura aberta, esse queijo possui massa amarela com pequenos buracos, sabor é suave com traços de erva-doce, a qual é adicionada a sua massa. É geralmente fabricado sob formato cilíndrico. 

Queijos brasileiros

Meia-cura – Queijo de origem mineira, é uma variação do queijo minas frescal que passa por um tempo de maturação de aproximadamente um mês, obtendo uma consistência seca e firme.

Minas Frescal – Outro queijo mineiro, o qual possui sabor suave, cor branca e baixo valor calórico. Não sofre processo de maturação.

Prato – Queijo macio de massa prensada, aspecto amanteigado, textura firme, cor amarela e sabor suave. É produzido a partir do leite de vaca pasteurizado e é maturado por, no mínimo, dois meses.

Requeijão – Sua versão cremosa é tradicionalmente comercializada em copo e produzida a partir de leite desnatado acrescido de creme de leite fresco. 

Requeijão de corte – Apresenta consistência firme, de modo que pode ser servido em fatias. Sua diferença para o requeijão anterior é que utiliza leite integral e não leva creme de leite.

Queijo coalho – Queijo nordestino cuja produção consiste em adicionar coalho e coagulantes ao leite. Não derrete facilmente, o que permite ser assado em churrasqueiras ou grelhados.

Descubra os queijos que estão no cenário do livro Assembleia dos Ratos.

Uma versão da fábula Assembleia dos Ratos pode ser lida em nosso blog.

Sem Comentários

Responder