Alimentação adequada e as fábulas

Aliar a literatura com o desenvolvimento das fábulas à exploração do conhecimento da pirâmide alimentar.

Objetivos

Inserir os alunos no universo das fábulas com seus conceitos morais expressos e ou subentendido, apresentando como cenário alimentos da pirâmide alimentar para serem conhecidos, analisados e incorporados na alimentação diária do aluno.

Sondagem

Verificar quais fábulas são conhecidas dos alunos e se sabem o que são fábulas.
Apresentar as fábulas de Esopo para os alunos nas diferentes versões (Esopo, La Fontaine, Monteiro Lobato…)
Instigar os alunos sondando o seu conhecimento sobre o assunto. O que são fábulas? Quando foram escritas? Para que servem? Quem as escreveu? De que alimentos são construídos os cenários do livro Doces Histórias? Os alimentos das ilustrações fazem parte de que grupos da pirâmide alimentar? Para que servem tais alimentos? De quantas porções necessitamos diariamente e por quê? Você aprecia esses tipos de alimentos? Você e sua família os consomem?  Em que quantidade diária? …

Vivência
Utilizar imagens e filmes para ajudá-los a vivenciar a importância da alimentação adequada.

Fábulas com Sabor e Saber

Mostrar a importância das fábulas para a humanidade.

A Cigarra e as Formigas
A Assembleia dos Ratos
O Cachorro e a Sombra
Burrice
O Leão e o Ratinho
A Raposa e as Uvas
O Rato do Campo e o Rato da Cidade 
A Lebre e a Tartaruga

Mostrar os tipos de alimentos para cada grupo da pirâmide alimentar.

Descubra os açúcares usados no livro – A Cigarra e as Formigas
Descubra os lácteos usados no livro – A Assembleia dos Ratos
Descubra as proteínas usadas no livro – O Cachorro e a Sombra
Descubra as oleaginosas e leguminosas usadas no livro – Burrice
Descubra as hortaliças usadas no livro – O Leão e o Ratinho
Descubra as frutas usadas no livro – A Raposa e as Uvas
Descubra os cereais e tubérculos usados no livro – O Rato do Campo e o Rato da Cidade
Descubra a importância das atividades físicas com o livro – A Lebre e a Tartaruga

Ideal vivenciar com os alunos tudo o que se tem de informação sobre os grupos de alimentos, a quantidade ideal que deve ser consumida diariamente.

Programas de Alimentação Saudável

Comentar que existem dez passos para se ter uma alimentação adequada segundo o Guia alimentar para a população brasileira do Ministério da Saúde – 2014.

Dez passos para se ter uma alimentação adequada

Descobertas

Os alunos deverão pesquisar na biblioteca os livros que remetem ao tema proposto.
Em outro momento, deverão navegar na internet em duplas para desvendar mais segredos dos grupos de alimentos da pirâmide alimentar. Também saber mais das fábulas e dos fabulistas famosos.
A pesquisa mais aprofundada pode ser feita em grupos, cada um buscando informações relevantes sobre a alimentação adequada, os grupos de alimentos.

Sugestões:

̶   Classificação e características dos tipos de alimento;
̶   Diferenças entre alimentos in natura, processado e ultraprocessado;
Categorias de alimentos de acordo com o tipo de processamento
̶   Origem dos alimentos, plantações …
̶   Curiosidades sobre os alimentos, fabulistas e fábulas.
̶   Descoberta de alimento como obra de arte. Estudar também a pintura de Arcimbold e outros…

Apresentação

A pesquisa de cada grupo deverá ser apresentada claramente e explicada a todos.
Poderão levar alimentos e fazer uma exposição artística como feita recentemente no Museu Whitney em NY para exemplificar suas pesquisas e anotações.

A natureza das frutas e legumes como escultura

Se necessário o professor fará intervenções caso algo não esteja de acordo com a verdade. (algum erro na pesquisa).

Diário da alimentação

É um instrumento pedagógico em que os alunos resenham as ideias discutidas ao longo do período dos estudos.
Cada aluno fará o seu documento de controle de sua pesquisa durante o período determinado pelo professor.
O aluno deverá fazer um registro detalhado e preciso: indicando datas, locais, fatos, passos, descobertas, investigações, anotações, entrevistas…
Praticamente o diário de bordo será o rascunho do projeto a ser apresentado aos colegas, de acordo com suas descobertas, aprendizados.

Fábula

Depois de estudar bastante o gênero textual fábula, os alunos reescreverão a sua fábula de acordo com sua criatividade.
Escrita da fábula escolhida, pode ser feita individualmente (ideal para os alunos a partir do 2º ano). Uma ou outra página pode ser feita coletivamente ou em duplas dependendo da necessidade das turmas preferencialmente as iniciais.

Público alvo

Alunos do Fundamental 1. Poderão trabalhar duas fábulas uma em cada semestre em cada série ou dividir a sala em dois grupos e cada grupo trabalhar uma fábula, portanto trabalhariam dois grupos de alimentos por série.

Poderia ser:

1º ano:
– A Raposa e as uvas, pois a maioria dos alunos não consomem frutas.

2º ano:
– O leão e o ratinho, pois as crianças normalmente não comem legumes.

3º ano, 4º ano e 5º ano:

                       – Dois títulos de acordo com a temática da escola:

O rato do campo e o rato da cidade com carboidratos, O cachorro e a sombra com proteínas, Burrice com leguminosas,  A assembleia dos ratos com os lácteos, A cigarra e as formigas com os açúcares e A lebre e a tartaruga com os exercícios físicos.

Obs.: Cada livro apresenta uma sequência didática para apoiar o professor com sugestões de atividades que poderão ser desenvolvidas com os alunos. Essa sequência será disponibilizada ao professor.

Avaliação
Apresentação da pesquisa em grupo.
Escrita do diário de bordo.
Escrita da fábula sintetizando tudo que foi estudado e apreendido.

Obs.: Professor solicite por e-mail ( contato@doceshistorias.com.br ) o projeto completo e a sequência didática do título escolhido.