Aventura Pré-Histórica – Dinossauros

Conhecer a extinção do passado para poder preservar o futuro.

Objetivos

Inserir os alunos no contexto da pré-história, apresentando os grandes animais, sua diversidade, seu habitat e hábitos.

Sondagem

Apresentar as eras da pré-história e o surgimento dos dinossauros.
Instigar os alunos sondando o seu conhecimento sobre o assunto. Quando surgiram? O que faziam? Como eram? Do que se alimentavam? Como viviam? Quando, como e por que foram extintos? Você gosta desse animal pré-histórico? E sua família?

Vivência

Ideal vivenciar com os alunos tudo o que se tem de informação sobre os tipos de dinossauros.
Utilizar imagens e filmes para ajudá-los a vivenciar o momento da pré-história e até um Safari.

Dinossauros na Pré-História

Jurassic Safari – Experiência de Doces Histórias

Mostrar fotografias de dinossauros, dos fósseis encontrados no Brasil e no mundo. Como esses achados ajudam os paleontólogos e arqueólogos a descobrir nossas origens.

Dinossauros na Pré-História Nacional

Comentar que existem estudiosos que questionam o fato de os dinossauros serem extintos há 65 milhões de anos.

Dinossauro – Animal Dualístico

Descobertas

Os alunos deverão pesquisar na biblioteca os livros que remetem ao tema proposto.

Em outro momento, deverão navegar na internet em duplas para desvendar mais segredos dos dinossauros.
A pesquisa mais aprofundada pode ser feita em grupos, cada um buscando informações relevantes sobre os dinossauros.

Sugestões:

̶  Classificação e características dos tipos de dinossauros;
̶  Diferenças entre herbívoros e carnívoros. Quais dinossauros pertencem a cada tipo?
̶  Dinossauros no seu habitat. Como viviam? Como era a convivência desses imensos animais?
̶  Dinossauros no Brasil, locais em que foram encontrados alguns fósseis. Visitas a museus e parques pela internet;
̶  Curiosidades sobre os dinossauros.

Apresentação

A pesquisa de cada grupo deverá ser apresentada claramente e explicada a todos.
Poderão levar bonecos de dinossauros para exemplificar suas pesquisas e anotações.
Se necessário, o professor fará intervenções caso algo não esteja de acordo com a verdade. (algum erro na pesquisa).

Diário de bordo

É um instrumento pedagógico em que os alunos resenham as ideias discutidas ao longo do período dos estudos.
Cada aluno fará o seu documento de controle de viagem, o registro de acontecimentos dessa viagem na máquina do tempo ao período dos dinossauros.
O aluno deverá fazer um registro detalhado e preciso: indicando datas, locais, fatos, passos, descobertas, investigações, anotações, entrevistas…
Praticamente o diário de bordo será o rascunho do livro que cada um vai escrever no final do projeto, de acordo com as suas fascinações, descobertas, aprendizados e principalmente sua criatividade e imaginação.

Conheça o nosso diário de bordo

Avaliação

Apresentação da pesquisa em grupo.
Escrita do diário de bordo.
Escrita do livro sintetizando tudo que foi estudado e apreendido.

Obs.: Professor solicite por e-mail ( contato@doceshistorias.com.br ) o projeto completo e a sequência didática do título escolhido.