Turismo Literário

Proporcionar à criança uma viagem imaginária aos países onde nasceram os principais escritores da Literatura Infantil: Grimm (Alemanha), Perrault (França), Andersen (Dinamarca), Madame Beaumont (França), J.M.Barrie (Inglaterra)… Essa viagem imaginária inclui um roteiro de pesquisa e como culminância do projeto a elaboração de um texto criado pela criança de um dos grandes nomes da Literatura Infantil.

Objetivos

Visitar online os patrimônios culturais dos escritores da Literatura Infantil.
Apreciar lugares é se conscientizar sobre os valores das diferentes culturas, valorizar o patrimônio cultural e aprender com a riqueza dos sítios da biosfera.
Preservação ao invés da destruição, pois viajar ajuda a abrir os olhos para o futuro, mesmo que seja online ou simplesmente analisando as obras literárias e reescrevendo-as.

Sondagem

Apresentar os diferentes países de origem dos escritores da Literatura Infantil.
Instigar os alunos sondando o seu conhecimento sobre o assunto.

Vivência

Participar de situações que envolvam comportamentos de escritor, relacionados à produção de uma pequena publicação;
Proporcionar a leitura de outra linguagem, as imagens em fotos, esculpidas com alimentos e reproduzi-las;
Ideal vivenciar com os alunos tudo o que se tem de informação sobre os arraiais de nosso Brasil.

Obs.: Nosso blog apresenta uma história em prosa e às vezes também em verso das narrativas da Literatura infantil, basta pesquisar pelo nome da história.
Blog de Doces Histórias

Descobertas

Os alunos deverão pesquisar na biblioteca livros que remetem ao tema proposto. (os diferentes países de origem dos famosos da Literatura Infantil).
Em outro momento, deverão navegar na internet em duplas para desvendar mais segredos dos vários países (área do país, capital, população, moeda, bandeira, língua oficial, pontos turísticos…).
A pesquisa mais aprofundada pode ser feita em grupos, cada um buscando informações relevantes sobre os diferentes países.

Sugestões:

– Pesquisar os mandatários de cada país.
– Descobrir as comidas típicas dos países.
– Relacionar o conhecimento adquirido sobre o país com a narrativa selecionada.
– Curiosidades de cada país.

Apresentação

A pesquisa de cada grupo deverá ser apresentada claramente e explicada a todos.
Poderão fazer desafios sobre os países.
Se necessário o professor fará intervenções caso algo não esteja de acordo com a realidade. (algum erro na pesquisa).

Público alvo

Alunos do Fundamental l do 2º ao 5º ano.

Etapas

Trabalhar de forma diferenciada os diversos aspectos dos autores da Literatura Infantil.
Interagir nas situações de produção de textos coletivos, em duplas ou em grupos.
Preocupar-se com seus leitores, na apresentação visual do trabalho, na clareza da forma escrita.
Ocasionar um trabalho de interação no grupo sala, entre si e com a professora regente.
Fazer uma reflexão sobre os erros encontrados na escrita.
Cada série poderá escolher um título de um país e depois todos poderão trocar o conhecimento entre as séries:

Brasil
Lenda da Vitória-Régia em Doce
Doce Arraiá
A Fazendinha em Doce
O Casamento de Narizinho em Doce (sob encomenda*)
No Reino das Águas Claras em Doce (sob encomenda*)

França – Perrault
Cinderela em Doce
A Bela Adormecida em Doce (sob encomenda*)

França – Madame Beaumont
A Bela e a Fera em Doce

Alemanha – Irmãos Grimm
Branca de Neve em Doce
Chapeuzinho Vermelho em Doce
João e Maria em Doce
Os Músicos de Bremen em Doce
O Rei Sapo em Doce (sob encomenda*)

Dinamarca – Andersen
O Patinho Feio em Doce
A Pequena Sereia em Doce
A Princesa e a Ervilha em Doce (sob encomenda*)

Itália – Carlo Collodi
Pinóquio em Doce (sob encomenda*)

Austrália – Inglaterra – Jacobs
Os Três Porquinhos em Doce
João e o Pé de Feijão em Doce (sob encomenda*)

*Os livros são impressos sob encomenda com pedido mínimo de 30 exemplares. Prazo de entrega de até 15 dias úteis.

Avaliação

Apresentação da pesquisa em grupo.
Escrita do livro selecionado da coleção Doces Histórias.

Obs.: Professor solicite por e-mail ( contato@doceshistorias.com.br ) o projeto completo e a sequência didática do título escolhido.