20dez
2019
0

30 anos de Pequena Sereia (filme)

A Pequena Sereia, conto de Hans Christian Andersen, escrito em 1837 foi uma das mais significativas releituras para Disney trazendo toda magia das animações dos contos de fadas.

A Disney estava sem lançar nenhum sucesso de bilheteria até que em 1989 criou a Pequena Sereia. O filme tornou-se um marco de renascimento para os Studios Disney. Uma animação mágica, emocionante, engraçada, com músicas que ganharam dois Oscar (melhor canção e melhor trilha sonora).

A Pequena Sereia foi uma das primeiras animações da Disney a usar programa de computador criado pela Pixar. O processo anterior era muito demorado, pois era manual.

A história da Pequena Sereia, filha caçula do Rei Tritão é contada pela Disney com algumas modificações do conto original. A jovem sereia tinha uma vida boa, mas não estava feliz. Ela queria conhecer o mundo dos humanos, por isso adorava colecionar  objetos encontrados no mundo do mar e reciclava-os criando jardins deslumbrantes. A sereia não era compreendida pelo Rei Tritão. Um dia após mudanças bruscas do tempo um navio naufraga. Ariel resgata um príncipe do naufrágio e apaixona-se por ele. Amor implacável, à primeira vista. Para ficar próxima do amado, resolve procurar a bruxa do mar para resolver seu problema, já que o pai a proíbe de ir à superfície. A solução encontrada pela bruxa do mar é trocar a melodiosa voz por pernas para assim conseguir ver os humanos. A troca era muito cruel, pois se o príncipe não se apaixonasse por ela em três dias ela voltaria novamente a ser sereia tornando-se propriedade da bruxa. Ela arrisca tudo por seu amor. No filme da Disney, a princesa do mar se casa com o príncipe e vivem felizes para sempre. No conto original de Andersen, a sereia se transforma em espuma e torna-se um espírito etéreo, bem mais trágico que o filme.

Como o filme teve uma bilheteria avassaladora e a princesa Ariel é bastante  popular, os Estúdios Disney lançaram mais dois filmes: A Pequena Sereia: o Retorno para o mar em 2000 e A Pequena Sereia: A História de Ariel em 2008.

Em comemoração aos 30 anos da Pequena Sereia, a Disney transformou a princesa em uma usuária do Instagran. A ItGirl (termo usado para mulheres que criam tendências) hoje já tem mais de 60 mil seguidores. É @DisneyLittleMermaid. Em tempos de selfie é uma comemoração totalmente atual.

 

Sem Comentários

Responder

Click to access the login or register cheese