Folclore

O conjunto de lendas, de provérbios, de encenações e festas, sempre concentra, em seu fundo, uma sabedoria de conteúdo moral, tal como as fábulas e os contos de fadas, enfim a tradição folclórica de um país.
Levar os alunos em voos de imaginação para conhecer as tradições nacionais.

Objetivos

Conhecer melhor nossas origens, nosso país: crendices, lendas, folguedos, danças regionais, canções populares, histórias populares, costumes populares, religiosidade popular ou cultos populares, linguagem típica de uma região, parlendas, trava-línguas, adivinhas, crendices, provérbios, quadrinhas populares, medicina popular, artesanato, comida típica etc…

Sondagem

Apresentar as páginas do livro Doce Arraiá e verificar se os alunos conseguem associar a uma música folclórica ou junina.
Instigar os alunos sondando o seu conhecimento sobre o assunto.

Vivência

Cantar com os alunos as músicas referentes a cada ilustração do livro.
Doce Arraiá – Músicas Folclóricas

Participar de situações que envolvam comportamentos de escritor, relacionados à produção de uma pequena publicação;
Proporcionar a leitura de outra linguagem, as imagens em fotos, esculpidas com alimentos e reproduzi-las;
Brincar em grupo com as quadrinhas que os alunos conhecem.
Desafiar os alunos a falarem o mais rápido possível trava-língua que conhecerem.
Proporcionar para as crianças o treino do raciocínio lógico.
Ideal vivenciar com os alunos tudo o que se tem de informação sobre os arraiais de nosso Brasil.

Trabalhar a literatura de cordel.
Doce Arraiá – Literatura de Cordel

Obs.: Nosso blog apresenta uma história em prosa e também em verso de Doce Arraiá. Também temos o QR code no livro com a história.
Doce Arraiá – Adendo Motivador

Descobertas

Os alunos deverão pesquisar na biblioteca livros que remetem ao tema proposto.
Em outro momento, deverão navegar na internet em duplas para desvendar mais segredos dos arraiais, do folclore pesquisando os diferentes aspectos.
A pesquisa mais aprofundada pode ser feita em grupos, cada um buscando informações relevantes sobre os diferentes aspectos do folclore.

Sugestões:

– Pesquisar provérbios mais usados.
– Descobrir diversos trava-línguas.
– Perceber a parlenda como parte integrante da nossa cultura.
– Pesquisar adivinhas para desenvolver a agilidade mental.
– Conhecer as diversas danças folclóricas de cada região do Brasil e conseguir diferenciá-las.
– Elencar personagens do folclore brasileiro.
– Curiosidades dos aspectos folclóricos.

Apresentação

A pesquisa de cada grupo deverá ser apresentada claramente e explicada a todos.
Poderão cantar, declamar, dançar.
Poderão fazer desafios sobre o folclore.
Se necessário o professor fará intervenções caso algo não esteja de acordo com a realidade. (algum erro na pesquisa).

Público alvo

Alunos do Fundamental l do 1º ao 5º ano.

Etapas

Trabalhar de forma diferenciada os diferentes aspectos do folclore.
Interagir nas situações de produção de textos coletivos, em duplas ou em grupos.
Preocupar-se com seus leitores, na apresentação visual do trabalho, na clareza da forma escrita.
Ocasionar um trabalho de interação no grupo sala, entre si e com a professora regente.
Fazer uma reflexão sobre os erros encontrados na escrita.

Avaliação

Apresentação da pesquisa em grupo.
Escrita do livro Doce Arraiá.

Obs.: Professor solicite por e-mail ( contato@doceshistorias.com.br ) o projeto completo e a sequência didática do título escolhido.