A Leitura precisa ser redescoberta – pré-leitor(primeira infância)
Leitura é “uma aventura espiritual que engaja o eu em uma experiência rica de Vida, Inteligência e Emoções”. Nelly Novaes Coelho vê a leitura como uma habilidade de entender o mundo.
Devemos estimular os pequenos leitores, “mesmo antes de o feto nascer, pois ele já consegue identificar a emoção das palavras”, segundo a fono do Hospital Sepaco de São Paulo, Sueli Yoko Nakano. Esses contatos sonoros dos pais com as crianças estabelecem um elo fantástico entre o bebê e a família.
Podemos dividir os leitores em: pré-leitores que abrangem duas fases, a primeira infância até os dois anos e a segunda a partir de 2/3 anos; o leitor iniciante a partir dos 6/7 anos; o leitor em processo a partir de 8/9 anos; o leitor fluente a partir dos 10/11 anos e o leitor crítico a partir dos 12/13 anos. Cada fase apresenta características diferentes.
Os pré-leitores e a sua primeira infância.
Depois do nascimento, deve-se continuar a atividade prazerosa de leitura, pois as vibrações das palavras, das parlendas, das músicas, das histórias… tudo isso estimula o desenvolvimento da criança.
Quanto mais cedo iniciar esse processo de leitura, mais benefícios serão colhidos no futuro.
Após os 2 anos, a leitura poderá ser associada aos estímulos visuais da realidade que rodeia a criança. Nesta fase, o adulto atua manipulando e nomeando os desenhos, brinquedos… Manusear livros com a criança é um processo que vai despertar a curiosidade, conhecimento além de aumentar de seu repertório.
Tais experiências enriquecem o cotidiano das crianças e as transformam em excelentes leitoras e contadoras de histórias.