11fev
2016
0

Alfredo Volpi – Biografia

Alfredo Volpi nasceu em Lucca na Itália em 1896. A família mudou-se para o Cambuci em São Paulo quando Volpi tinha apenas um ano de idade. Estudou na Escola Profissional Masculina do Brás. Trabalhou como marceneiro, entalhador e só depois começou a pintar sobre madeiras e telas.

Em 1917 participou da polêmica exposição de pintura moderna que foi um grande marco do Modernismo no Brasil. Nessa exposição a obra de Anita Malfati foi extremamente criticada principalmente por Monteiro Lobato um pré-modernista.

Desenvolveu sua carreira como pintor-decorador, ornamentando prédios e palacetes paulistanos.

Foi um pintor autodidata. Só a partir da década de 30 que viria a se tornar pintor de quadros, fazendo sua primeira exposição aos 45 anos.

Participou de diversas Bienais de Arte e em 1953 ganhou o prêmio de Melhor Pintor Nacional da Bienal Internacional de São Paulo junto com Di Cavalcanti. Recebeu muitos outros prêmios durante a sua trajetória artística.

Durante um tempo privilegiou sua obra com retratos e paisagens. A obra Paisagem com Carro de Boi está na Pinacoteca do Estado de são Paulo. Depois partiu para a série das fachadas, em seguida das bandeirinhas de festa junina, obra que o tornou bem popular, enveredando para o campo do abstracionismo geométrico. Também criou afrescos religiosos em igrejas…

Realizou inúmeras exposições: individuais, coletivas, parcerias durante sua vida.

Alfredo Volpi faleceu em são Paulo em 1988 aos 92 anos de idade. É considerado um dos artistas mais importantes da segunda geração do Modernismo.

Sem Comentários

Responder

Click to access the login or register cheese