18jun
2018
0

Colégio Miguel de Cervantes – Doces Histórias traz contação e oficinas para crianças

O Colégio Miguel de Cervantes recebeu a equipe Doces Histórias – formada por Elisabete Ribeiro, Ana Claudia Puntoni e Maria Aparecida Alonso Marine – para deliciosas e culturais oficinas com os alunos da Educação Infantil e 1º do Ensino Fundamental.

Após ouvirem a contação de uma fábula em espanhol, os alunos soltaram a criatividade na deliciosa experiência de reproduzir personagens com massa de doce de leite em pó ou com legumes. Durante a produção, canetinhas comestíveis ajudaram no acabamento das esculturas, que foram saboreadas por todos. Os alunos também produziram uma peça para levar para casa.

Doces Histórias é um projeto que ilustra histórias infantis com meticulosos cenários e personagens modelados com esculturas em doces, frutas e legumes. Em 2018, a equipe elaborou, especialmente para o Colégio Miguel de Cervantes, edições especiais em espanhol dos Contos Los Tres CerditosEl León y el Ratón La Casita de Chocolate.

 

 

 

 

 

Para os professores da Educação Infantil Tábata Lima e Diego Zambrano, trabalhar com histórias clássicas da literatura infantil é algo mágico, pois, além de ativar e estimular a leitura, a imaginação e a criatividade, amplia o vocabulário dos alunos. “Neste ano, escolhemos livros sem texto, ilustrados apenas por cenas construídas com doces. As crianças adoram descobrir os doces que aparecem em cada página enquanto reconstroem as histórias já conhecidas por elas, mas agora no idioma espanhol”, afirmam Tábata e Diego.

Para a professora Margareth, do 1º ano do Ensino Fundamental, a atividade desperta o interesse no tema central dos estudos relacionados ao vocabulário. “Nas aulas de espanhol do 1º EF, o assunto estudado em junho refere-se à alimentação. Para tornar o estudo do assunto mais interessante e motivador, neste ano, adotamos um livro com a história O Leão e o rato, em que as ilustrações são feitas com verduras e legumes. Como pré-leitura, os alunos tiveram uma oficina com os profissionais que fizeram as ilustrações da história. Em seguida, produziram um rato com doces e outro com um rabanete. O desenvolvimento da leitura será ao longo deste mês. Em agosto, será feita a revisão do vocabulário estudado”.

25/06/2018 – Doces Histórias

Sem Comentários

Responder