Contação Sinestésica
Nas contações gosto da misturar os cinco sentidos… Por exemplo, na história do Patinho Feio, as crianças fazem dobradura antes e depois da contação: um ninho e um cisne. O ninho é para colocar ovinhos de amendoim para elas comerem durante a contação, no momento em que os ovos da pata se quebram e nascem os patinhos. As crianças fazem a sonoplastia dos ovos quebrando. No final, fazem um cisne de dobradura.
Na história de João e Maria, tenho três aventais e à medida que vou contando a história, eles aparecem: a casa dos meninos, a floresta e a casa da bruxa. A casa da bruxa tem fitinhas e amarro balas e na hora que João e Maria comem da casinha, as crianças comem balinhas retiradas dos lacinhos da casinha do meu avental.
Na história de Peter Pan. A sininho espalha canela em pó na sala para funcionar como o pozinho mágico. Nesse momento em que sentem um aroma diferente, eles estão voando hipoteticamente, são projetadas imagens de pontos turísticos de Londres. A mistura de sentidos facilita o aprendizado, pois sabemos que cada pessoa tem um ou outro sentido mais apurado.
Temos palestra para professoras para ajudar nas contações com a utilização dos sentidos. Acesse o link: https://www.doceshistorias.com.br/wp-admin/post.php?post=11040&action=edit
Por: Bruno Rodrigues segunda-feira, 21 de outubro de 2019 – 17h54
Secretaria da Educação realiza formação sobre Contos Clássicos