Formação de LEITOR
Uma criança não nasce leitora, ela se torna LEITORA com estímulo e com tempo.
Especialistas comentam sobre a importância de se ler para o bebê no ventre da mãe. Obviamente que ele não entende, mas vai se adaptando com a cadência da voz e o contato frequente entre eles cria uma excelente aproximação.
Quando o bebê nasce, esse hábito deve ser constante. Não precisa ser histórias, pois as crianças na tenra idade ainda não compreendem. Pode ser cantigas de ninar, quadrinhas, trava-língua, brincadeira, poesia…tudo é válido, pois o importante é a musicalidade.
À medida que crescem, podem e devem manusear as páginas dos livros. Hábito para levá-los a se tornarem bons leitores. Apenas o virar as páginas e o colorido das ilustrações ajudam o desenvolvimento de uma habilidade futura: a leitura.
Quando estão com meses, ideal contar-lhes historinhas bem curtinhas para irem se habituando com a leitura. Isso cria vínculos, aproxima pais e filhos.
O ato de ler conduz à aventura, ao entretenimento, ao prazer, à descoberta, ao conhecimento… A leitura enriquece o universo da criança, conduzindo-a à imaginação, à criatividade e ao faz-de-conta…