22out
2020
0

Mafalda – personagem de Quino

Mafalda é a personagem emblemática do cartunista argentino Joaquín Lavado “Quino”.

Uma menina de seis anos, que adora os Beatles, odeia sopa e questiona o mundo a sua volta dos anos 1960, sempre preocupada com a humanidade. Ela é tão famosa quanto o personagem Charlie Brown de Charles Schulz.

A personagem foi criada por Quino em 1963, para uma campanha publicitária de uma empresa de eletrodomésticos, mas nunca saiu da gaveta. Em 1964, foi publicada uma tira na Revista Plana. Em 1965, Mafalda aparecia diariamente no El Mundo de Buenos Aires com outros personagens: Manolito, Susanita, e toda família.  Em 1973, Quino decidiu parar com as histórias, pois tinha receio de repeti-las. Depois só desenhou a Mafalda para trabalhos pontuais como campanhas de Direitos Humanos. A obra foi editada em livros em trinta idiomas, em diversos países. Durante uma década de existência, Quino criou 1928 tirinhas da Mafalda.

O criador da Mafalda, Joaquín Lavado, nasceu em 1932 em Mendoza na Argentina e morreu em 2020 na sua cidade natal. Era conhecido por Quino. Desde a infância aprendeu a gostar de arte. Por problemas, não terminou a Faculdade de Belas Artes. Na década de 60, começou a desenhar para o jornal El Mundo. Fez vários trabalhos: campanhas publicitárias, livros… Em 2009, parou com os desenhos devido a um glaucoma. Nesse mesmo ano, a Argentina o homenageou com uma escultura de Mafalda em San Telmo. Doces Histórias também visitou a Mafalda em 2019, dez anos após sua inauguração.

 

Sem Comentários

Responder

Click to access the login or register cheese