Razões científicas para desenvolver o hábito da leitura
Você precisa de razões científicas para desenvolver o hábito da leitura?
Pesquisas, estudos, descobertas de algumas universidades renomadas apontam para a importância de se criar o hábito da leitura.
Universidade de Pádua, na Itália, realizou uma pesquisa sobre o hábito de ler e concluiu que “quem cresce cercados por livros tem chances maiores de sucesso na vida adulta”.
Também cientistas da Universidade de Stanford, dos Estados Unidos, provaram por estudos, que durante a leitura, diferentes áreas do cérebro são estimuladas. Isso porque o fluxo sanguíneo aumentou em certos locais específicos do cérebro. Dessa forma, houve coordenação de algumas funções do sistema cognitivo.
Muitos benefícios são elencados ao longo dos anos, pois a leitura aumenta a expectativa de vida, de acordo com estudo realizado na Universidade de Yale, nos Estados Unidos.
Já os pesquisadores do Canadá da Universidade de Toronto descobriram que as pessoas que leem mais, tem sua criatividade fortalecida, aceitam e interpretam melhor a ambiguidade dos textos e pensamentos.
Hábito de ler no dia a dia das crianças
Tendo consciência de tantos benefícios comprovados cientificamente, só nos resta ajudar os pequenos a adquirirem o hábito da leitura, pois somos nós adultos que podemos despertar o interesse deles pelo livro.
Bebês precisam dos livros como uma brincadeira. A leitura precisa estar presente na vida dos bebês, pois ela é fundamental para o desenvolvimento da inteligência, além de ser fonte de diversão, conhecimentos e valores.
O interesse das crianças pequenas é estimulado pelos formatos, cores, sons. Eles devem estar sempre próximos às crianças. Ouvir a voz cadenciada de quem conta a história, até no ventre da mãe, é um processo de aconchego e prazeroso tanto para quem lê, quanto para quem ouve. É uma troca de carícias por meio da literatura.
Pesquisas e livros revelam que os 1000 primeiros dias da vida de uma criança (a contar da gestação) são os mais importantes para o desenvolvimento, uma vez que o cérebro está ativo absorvendo tudo. O papel da literatura é criar condições favoráveis para esse aprimoramento. A variação de tipos e gêneros de livros enriquecerá a experiência dos pequenos.
Essa prática deve ser mantida até as crianças serem capazes de escolher suas próprias leituras. Para isso ocorrer, o adulto deve proporcionar esses momentos levando os pequenos desde cedo às livrarias, às bibliotecas, a museus… tudo para enriquecer a experiência literária das crianças.
Benefícios da leitura:
- Transporta o leitor para outro universo;
- Faz você viajar e brincar;
- Aprimora a empatia;
- Aumenta seu vocabulário;
- Desenvolve o encadeamento de ideias e as habilidades de escrita;
- Amplia e absorve conhecimento;
- Desenvolve o pensamento crítico;
- Estimula a criatividade e imaginação;
- Exercita a inteligência;
- Melhora a concentração e a memorização;
- Previne contra doenças degenerativas.