12out
2020
0

Santuário de Nossa Senhora Aparecida

O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida ou Catedral Basílica Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida é uma basílica localizada em Aparecida, no interior de São Paulo. É a maior catedral do mundo, já que a Basílica de São Pedro, no Vaticano não é uma catedral. (Catedral é a principal igreja de uma diocese, já a Basílica é uma igreja pomposa, com relíquias religiosas e com estrutura para receber o papa).

Apresenta uma área construída ao longo de todo santuário com mais de 143 mil m², sendo a área específica da basílica com 72 mil m². A Basílica acomoda em volta do altar em seu interior 30 mil devotos e em celebrações externas 300 mil. Foi a terceira igreja a ser erguia para abrigar a Nossa Senhora, pois era preciso um espaço amplo para que abrigar mais pessoas.

Benedito Calixto Neto foi o arquiteto contratado para a elaboração do projeto em forma de cruz em 1945. A terraplanagem do Morro das Pitas, lugar onde a basílica foi construída, demorou dois anos. A construção começou em 1955 e terminou em 1980. Foram utilizados 25 milhões de tijolos e 257 mil telhas azuis.

Nossa Senhora Aparecida apareceu para três pescadores: Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves, em outubro de 1717. A primeira igreja para abrigar a Nossa Senhora foi inaugurada em 1745. A segunda em 1888 e a terceira conhecida como Basílica Nova foi inaugurada em 1980.

O Dia 12 de outubro é o dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Sem Comentários

Responder

Click to access the login or register cheese