12jan
2023
0

A casa de Claude Monet

Monet viveu 76 anos e 43 deles, foi na casa cor rosa com janelas e portas verdes em Giverny. A casa é rodeada de jardins e flores. Nela ela viveu com Alice e seus seis filhos do primeiro casamento e os dois com Monet. A casa estava sempre repleta de vida, a família adorava receber pessoas para jantar e os convidados amavam o jardim.

A entrada da casa permite que o lado de fora da alameda principal seja vislumbrado. A entrada é composta por móveis de bambu, uma tendência nipônica nas obras e decoração da casa e os vasos de porcelana da entrada.

O térreo apresenta um pequeno salão azul, uma antessala, onde Alice lia e ficava rodeada de seus filhos. O cômodo é pintado de branco com contornos em azul. Estampas japonesas adornam as paredes.

O salão-ateliê foi o primeiro espaço que utilizou para pintar, depois quando fez seu ateliê em um espaço maior, o celeiro, onde hoje é uma loja, esse ateliê transformou-se em uma sala de fumar. As paredes expõem vários quadros das etapas de sua vida como artista e de seus amigos.

A sala de jantar é amarela com desenhos japoneses que Monet colecionava. Esse ambiente apresenta duas aberturas que dão para a varanda para se admirar os jardins encantadores de Monet. A predominância é o amarelo na sala de jantar com quatorze lugares à mesa.

Já a cozinha que fica ao lado da sala de jantar apresenta ladrilhos azuis, até na lareira. Muitos utensílios cor de cobre contrastam com o azul. Também a cozinha dá acesso aos incríveis jardins.

O andar superior está reservado para os quartos e banheiros. O quarto de Monet é sóbrio e tem uma excelente vista para seus jardins. Há uma escrivaninha do século XVIII.

O quarto de Alice apresenta uma sala anexa de costura e um banheiro.

Outro quarto com papel floral creme e rosa, bem feminino, era da enteada Blanche.

A casa tem todos os aposentos restaurados. Cada Cômodo apresenta características diferenciadas. Tudo foi muito estudado e planejado com capricho e criatividade do grande impressionista francês Monet.

Nossos agradecimentos à Fundação Claude Monet por ter nos autorizado a utilizar as fotografias acima. As fotografias são de inteira propriedade da Fundação Claude Monet, todos os direitos reservados. É proibida toda e qualquer utilização sem autorização.

Confira também o post Jardins de Monet.

Sem Comentários

Responder