02fev
2016
0

Arlequim, Pierrô e Colombina

Arlequim de Paul Cézanne representa uma das personagens da Commedia Del Arte, gênero teatral italiano do século XVI, oposto ao gênero artístico – a Commedia Erudita, voltada aos nobres.
Arlequim, Pierrô e Colombina, envolvidos em um triângulo amoroso, são integrantes de uma trama de sátira social. Pierrô ama Colombina, que ama Arlequim, que ama também Colombina. Suas histórias eram apresentadas nas ruas e ironizavam a vida e os costumes dos poderosos.
Arlequim – No início foi criado apenas para divertir o público durante os intervalos dos espetáculos. É espirituoso, esperto. Tentava pregar peças nas demais personagens e depois escapava facilmente das confusões. É conhecido pela roupa de losangos.
Colombina – Criada bela e refinada da filha do patrão. Com coração romântico, cantava e dançava. Com o tempo sua roupa passou a ser parecida com a do Arlequim: saia rodada de losangos.
Pierrô – O mais pobre, não usava máscara, mas o rosto pintado de branco com uma lágrima sob um olho. Suas roupas eram feitas com sacos de pano. Sua atitude, vestimenta e maquiagem influenciaram os palhaços do circo.
Com a popularização do carnaval, essas três personagens ganharam as ruas e são representados com suas fantasias até hoje.

Informações da obra Arlequim:
Arlequim – Paul Cézanne, 1888-1890, óleo sobre tela, 101×65,7 cm, National Gallery, Washington.

Sem Comentários

Responder