23jan
2021
0

Caipira picando fumo de Almeida Junior

A releitura de – Caipira picando fumo, de Almeida Júnior aparece nas obras: O Saci e O Sítio do Picapau Amarelo. Em O Saci – aparece no momento em que Pedrinho vai conversar com o tio Barnabé. Em O Sítio do Picapau amarelo, quando tia Nastácia pergunta ao tio Barnabé se ele viu o marquês de Rabicó, mas o leitão está escondido atrás de uma moita e ninguém o vê. O nome da releitura de doces Histórias – Tio Barnabé picando fumo.

Informações da obra:

Em Caipira picando fumo, de Almeida Júnior,  destaca-se o realismo das mãos ásperas e os pés toscos do caipira, com as unhas sujas de barro, assim como a calça, assinalando a vida dura que leva no trato com a terra. A pintura nos dá possibilidade de percebermos a relação homem-terra. A obra chama a atenção não só para o estudo dos costumes, mas, sobretudo para a questão natural da existência do caboclo nas terras do interior paulista

“Caipira picando fumo”, de Almeida Júnior, 1893, óleo sobre tela, 202 cm  x 141 cm, Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Conheça um pouco mais sobre o pintor Almeida Júnior.

Sem Comentários

Responder

Click to access the login or register cheese