10fev
2015
0

Carnaval Literário

Carnaval remete  a máscaras. Brincar com os alunos produzindo-as.

Confeccionar com as crianças máscaras de carnaval. Pode-se fazer uma de galinha d’Angola conforme a foto e o molde nas fotos abaixo. Para caracterizar a galinha cole vários confetes ou pinte as bolinhas no papel preto.

Depois de confeccionadas, trabalhe com a poesia e a música Galinha d’Angola de Vinicius de Moraes.
Outra ave ou outro bicho pode ser trabalhado, seguindo o mesmo padrão.  Exemplos podem ser visualizados no post Máscaras de Feltro

Se quiser inserir pop arte no trabalho, pode pedir para as crianças colocarem mais bolinhas brancas como faz a rainha das bolinhas, Yayoi Kusama, uma artista plástica japonesa, aficcionada por bolinhas, pois na visão dela, as bolinhas espalham a paz.

Conhecendo melhor a artista plástica:

Yayoi Kusama nasceu no Japão, em 20 de março de 1929. É considerada uma das maiores artistas plásticas da Arte Pop Japonesa. Ela mescla diversas artes: colagens, pinturas, esculturas, arte performática e instalações ambientais… tudo carregado de pontos e bolas.

Já na infância, ela queria ser artista. Aos dez anos começou a pintar bolinhas, sua obsessão até hoje, já que é considerada a princesa ou  a sacerdotisa das bolinhas.

Seus trabalhos apresentam influências do minimalismo, da pop art, do surrealismo e do expressionismo abstrato.

Morou nos Estados Unidos durante anos, quando voltou ao Japão em 1973, além de criar obras de arte, começou a escrever poemas, romances e filmes.

Mesmo  no Japão, a artista continuou a expor as suas obras pelo mundo em exibições individuais e coletivas, especialmente na América e na Europa. Ela já expôs no Brasil: em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília…

Hoje Yayoi Kusama é celebrada como uma das mais importantes artistas vivas  e suas exposições reúnem muitos fãs no mundo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sem Comentários

Responder

Click to access the login or register cheese