17mar
2016
0

Cigarra e suas curiosidades…

O canto da cigarra é uma forma de comunicação, seja para atacar, avisar do perigo ou até mesmo para a reprodução. Este último é o motivo pelo qual as cigarras tanto cantam. Elas estão à procura de um parceiro, sendo que o responsável por todo o barulho é o macho.
Tanto a fêmea quanto o macho possuem um órgão na região do abdômen que funciona como se fosse uma caixa acústica. Entretanto, só no macho é encontrada uma membrana que produz movimentos que permitem a emissão do som. O som é tão alto que pode atingir cem decibéis.
Após a reprodução, as fêmeas botam seus ovos e morrem. Depois de saírem dos ovos, as jovens cigarras (ninfas) entram na terra e ficam lá até a época de reprodução. Elas ficam enterradas por até 17 anos, por isso são os insetos que possuem vida mais longa.
Ficam dezessete anos debaixo da terra e apenas um mês de vida.
Chegada a época de reprodução, geralmente nos meses quentes do ano, elas saem e sobem nas árvores. Nesse momento elas sofrem metamorfose, transformando-se em insetos adultos. Os machos adultos iniciam, então, uma nova cantoria para atrair as parceiras.

Sem Comentários

Responder

Click to access the login or register cheese