Colégio Vesper se prepara mais uma vez para usar os livros Doces Histórias
O Colégio Vesper trabalhou o ano passado com os contos, este ano vai trabalhar as fábulas explorando a pirâmide alimentar. Já a turminha do Infantil construirá o conto Os Três Porquinhos em Doce com atividades lúdicas.
A Semana Pedagógica do começo do ano letivo contemplou um dia para uma prática diferente para as educadoras: capacitação de como trabalhar as fábulas, oficina de personagens com ingredientes diversificados e contação envolvendo todos os grupos de alimentos da pirâmide alimentar.
A capacitação envolveu o estudo dos autores de fábulas como Esopo, La Fontaine, Monteiro Lobato; a análise e estrutura das fábulas; os diferentes tipos de ilustrações das fábulas; a importância da moral e dos provérbios e como apresentar as fábulas para as crianças.
As fábulas de Doces Histórias, são oito, apresentam cada uma um cenário diferente para se trabalhar além da história, a pirâmide alimentar. Cada uma apresenta um grupo de alimentos para ser estudado pela criança, pois ela precisa conhecer para escolher o alimento, para assim mudar seus hábitos alimentares. O colégio escolheu algumas fábulas mais aderentes a sua realidade e de acordo com a escolha a oficina foi elaborar personagens com as fábulas e seus respectivos grupos de alimentos.
A contação foi a finalização da manhã pedagógica com a história – O Ratinho Camaleão. Com a ajuda da fada Faflo (Fauna e Flora), um ratinho debilitado sem conseguir alimentos para sobreviver, passa a visitar os mais variados reinos das frutas, dos vegetais, dos lácteos, das proteínas, das leguminosas, dos carboidratos… sem dificuldade, graças à magia da fada. Para descobrir o que acontece, basta fazer o que o Colégio Vesper fez, agendou um momento de encantamento das fábulas para encantar seus alunos na hora da escrita.
Foi uma manhã muito proveitosa, bastante troca de experiências, muita dedicação e animação das professoras, momentos realmente produtivos!