28jan
2020
0

Dez passos para uma alimentação adequada

Dez passos para a alimentação adequada e saudável, segundo o Guia Alimentar para a população brasileira do Ministério da Saúde – 2014:

1 – Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação. Variedade significa alimentos de todos os tipos – grãos, raízes, tubérculos, farinhas, legumes, verduras, frutas, castanhas, leite, ovos e carnes – e variedade dentro de cada tipo – feijão, lentilha, grão-de-bico, arroz, batata, mandioca – abóbora, couve-flor, brócolis, aboborinha, vagem – laranja, banana, maçã, mamão, goiaba – frango, peixes, carnes e ovos.

2 – Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias. Usados com moderação pode tornar mais saborosa a alimentação, sem torná-la nutricionalmente desbalanceada.

3 – Limitar o consumo de alimentos processados, como conservas de legumes, compota de frutas, pães e queijos. Eles alteram de modo desfavorável a composição nutricional dos alimentos dos quais derivam. Em pequenas quantidades, podem ser consumidos como ingredientes de preparações culinárias ou parte de refeições baseadas em alimentos in natura ou minimamente processados.

4 – Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados, pois são nutricionalmente desbalanceados.

5 – Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia.

6 – Fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados.

7 – Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias.

8 – Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece.

9 – Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora.

10 – Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.

Hipócrates, o pai da Medicina dizia: “Que o teu alimento seja o teu remédio.”

Para o alimento ser realmente bom ao homem são fundamentais cuidados no preparo e na manipulação de alimentos: lavar as mãos antes de manusear e consumir os alimentos; lavar as frutas, verduras e legumes em água corrente; os consumidos crus devem ser higienizados com hipoclorito de sódio; os alimentos devem ser bem cozidos; o leite deve ser fervido antes de consumir; não consumir ovos crus ou com gema mole, se necessário utilize ovos pasteurizados ou em pó; nunca deixar alimentos prontos em temperatura ambiente por mais de 30 minutos; utilizar o alimento em sua totalidade, sem desperdício, respeitando a natureza e alimentando-se bem e com prazer.

 

Sem Comentários

Responder