Doces Histórias no Guia Prático para Professores de Educação Infantil – Escola Educ. Infantil Econvivência
História Saborosa
Trabalhe a clássica história de João e Maria com o reconto das próprias crianças e saboreando doces diversos.
Objetivos:
★ Incentivar o gosto e o hábito da leitura levando as crianças a conhecerem diferentes tipos de literatura, de leitura, de escrita;
★ Demonstrar a importância da leitura e escrita e ajudar a perceber o quanto podem aprender de forma prazerosa;
★ Reconhecer a importância da leitura para se tornar, acima de tudo, um pesquisador, um leitor e escritor consciente, autônomo e crítico.
João e Maria é uma obra que sempre pode ser contada de forma diferente. Essa bela história de duas crianças que são pegas pela bruxa, mas que, com inteligência, conseguem se livrar dela, já foi contada a diversas gerações e continua fazendo sucesso com as mais novas e no ambiente escolar.
A coordenadora Paula Oliani, da Escola de Educação Infantil Econvivência, decidiu trabalhar essa história de forma diferenciada e, com o trabalho inusitado da oficina “Fazendo Arte”, as crianças puderam ver e provar um dos cenários mais lindos: a casa da bruxa de doces. E mais, feito por seus próprios professores. Veja como colocar em prática esse delicioso projeto.
Primeiro momento Em clima de suspense, inicie o trabalho contando a história João e Maria com fantoches. |
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Segundo momento
Apresente o livro João e Maria, de Elisabete Ribeiro, que faz cada cena da história com doces e depois fotografa. O livro não possui nada escrito, são apenas as cenas e, ao lado de cada cena, uma página em branco. Nesse sentido, o professor, em um primeiro momento, deve incentivar os alunos a representarem a história de variadas formas: dramatização por meio de mímica, de forma oral, do jeito que entendeu, entre outras que o professor desejar e de acordo com as habilidades que ache importante serem desenvolvidas. Dica: |
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Terceiro momento
Em cada cena, o professor pode tentar fazer um trabalho diferenciado com os alunos, em relação a cada momento vivido na história. Além disso, na página em branco, os alunos que escrevem devem descrever a cena. Os que ainda não têm essa habilidade devem descrevê-la por meio de outro desenho. Dica: |
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Quarto momento Passe aos alunos o desenho baseado na história de João e Maria. |
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Quinto momento Com um avental de histórias, monte um cenário da narração e reconte-a às crianças. |
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Sexto momento Para os alunos de 4 anos e 5 anos, proponha que eles pintem um quadro, como Belo Repouso, de Van Gogh. Essa é uma das obras de arte que a autora Elisabete Ribeiro faz alusão no livro João e Maria. |
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Finalização Quando todos os livros estiverem prontos, faça uma exposição juntamente com uma tarde de autógrafos das crianças ao darem seus livros às suas famílias. |
Dica esperta! Na semana das crianças, a autora Elisabete Ribeiro fez uma contação da história de João e Maria de forma lúdica e vestindo um avental que é a própria casa dos personagens. Você pode promover uma feira de livros na sua escola e aproveitar a oportunidade para apresentar aos pais os livros adotados para ano letivo. |
Segue o link da revista:
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/126/artigo302385-1.asp