02jan
2014
0

Doces Histórias no Guia Prático para Professores de Educação Infantil – Escola Educ. Infantil Econvivência

História Saborosa

Trabalhe a clássica história de João e Maria com o reconto das próprias crianças e saboreando doces diversos.

Objetivos:

★ Incentivar o gosto e o hábito da leitura levando as crianças a conhecerem diferentes tipos de literatura, de leitura, de escrita;
★ Demonstrar a importância da leitura e escrita e ajudar a perceber o quanto podem aprender de forma prazerosa;
★ Reconhecer a importância da leitura para se tornar, acima de tudo, um pesquisador, um leitor e escritor consciente, autônomo e crítico.

João e Maria é uma obra que sempre pode ser contada de forma diferente. Essa bela história de duas crianças que são pegas pela bruxa, mas que, com inteligência, conseguem se livrar dela, já foi contada a diversas gerações e continua fazendo sucesso com as mais novas e no ambiente escolar.

A coordenadora Paula Oliani, da Escola de Educação Infantil Econvivência, decidiu trabalhar essa história de forma diferenciada e, com o trabalho inusitado da oficina “Fazendo Arte”, as crianças puderam ver e provar um dos cenários mais lindos: a casa da bruxa de doces. E mais, feito por seus próprios professores. Veja como colocar em prática esse delicioso projeto.

Primeiro momento
Em clima de suspense, inicie o trabalho contando a história João e Maria com fantoches.
Segundo momento

Apresente o livro João e Maria, de Elisabete Ribeiro, que faz cada cena da história com doces e depois fotografa. O livro não possui nada escrito, são apenas as cenas e, ao lado de cada cena, uma página em branco. Nesse sentido, o professor, em um primeiro momento, deve incentivar os alunos a representarem a história de variadas formas: dramatização por meio de mímica, de forma oral, do jeito que entendeu, entre outras que o professor desejar e de acordo com as habilidades que ache importante serem desenvolvidas.

Dica:
Integração com a família 

Para que haja uma interação juntamente à família, o livro também será enviado para casa onde os pais ajudarão seu filho a confeccionar uma página dele. A cada página uma nova emoção e os alunos ficam muito interessados e curiosos para verem o livrinho pronto.

Terceiro momento

Em cada cena, o professor pode tentar fazer um trabalho diferenciado com os alunos, em relação a cada momento vivido na história. Além disso, na página em branco, os alunos que escrevem devem descrever a cena. Os que ainda não têm essa habilidade devem descrevê-la por meio de outro desenho.

Dica: 
Arte com os professores
Todas as professoras da Escola Econvivência participaram da oficina “Fazendo Arte”, onde aprenderam a confeccionar uma cena toda feita com doce, cena esta alusiva ao livro João e Maria – Em Doces. O cenário foi todo preparado para recepcionar os alunos que participaram do projeto. A oficina foi realizada pela autora do livro João e Maria – Em Doce, de Elisabete Ribeiro e, mais tarde, deliciada pelas crianças. O cenário pode ser feito com balas de goma, marshmallows, chocolates e bolachas tipo wafer.

Quarto momento 
Passe aos alunos o desenho baseado na história de João e Maria.
Quinto momento 
Com um avental de histórias, monte um cenário da narração e reconte-a às crianças.
Sexto momento
Para os alunos de 4 anos e 5 anos, proponha que eles pintem um quadro, como Belo Repouso, de Van Gogh. Essa é uma das obras de arte que a autora Elisabete Ribeiro faz alusão no livro João e Maria.

Finalização
Quando todos os livros estiverem prontos, faça uma exposição juntamente com uma tarde de autógrafos das crianças ao darem seus livros às suas famílias.

 

 

Dica esperta!
Na semana das crianças, a autora Elisabete Ribeiro fez uma contação da história de João e Maria de forma lúdica e vestindo um avental que é a própria casa dos personagens. Você pode promover uma feira de livros na sua escola e aproveitar a oportunidade para apresentar aos pais os livros adotados para ano letivo.

 

Segue o link da revista:

http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/126/artigo302385-1.asp

Sem Comentários

Responder