05mar
2012
2

Esopo – Biografia

Esopo viveu no século VI antes de Cristo. O lugar onde nasceu tem várias hipóteses: alguns dizem que nasceu onde hoje é a Turquia, outros dizem que foi na África já que alguns animais de suas fábulas eram comuns no continente africano, mas nunca na Europa. Mas ele viveu na Grécia.

De acordo com o historiador Heródoto, Esopo era gago, corcunda e escravo, mas teria sido libertado posteriormente devido à grande inteligência. Dizem que pelo fato de ter viajado muito pela Ásia, Egito e Grécia e ser protegido do rei Creso facilitou as viagens e por isso desenvolveu o gosto pela composição das fábulas.

Quanto à sua morte, surgiram várias lendas ligando o seu fim à cidade de Delfos: Esopo, em missão representando o rei Creso, teria sido acusado injustamente do roubo de um objeto sagrado do templo da cidade, ou ainda, os habitantes de Delfos estariam irritados com suas zombarias, Esopo teria sido atirado do alto de um rochedo como punição, o que custou aos cidadãos de Delfos castigos severos, como por exemplo o corte de envio de alimentos.

Esopo criava suas fábulas de forma breve, sintética e em prosa.

Demétrio de Falero, no século IV a.C., redigiu em prosa a primeira coletânea de fábulas atribuídas a Esopo. Mais tarde, no século I da era cristã. Outro escravo romano, liberto, chamado Fedro, escreveu em latim diversos livros de fábulas que imitavam as de Esopo, mas transcrevendo-as em versos e se tornaram igualmente célebres.

Busto de Esopo está no Museu de Pushkin, na Rússia.

 

 

Comentários (2)

  • Elisa

    em que seculo morreu

    Responder
    • Bete

      Morreu em 564 antes de Cristo.

      Responder

Responder