19abr
2011
0

Grande Sarau Sensorial – Sarau Romântico

Objetivos do grande sarau sensorial:

– Possibilitar aos alunos vivenciar a diversão específica do século XIX- o Romantismo;

– Permitir uma visão ampla  do século XIX;

–Trabalhar as características do Romantismo: contexto histórico, costumes, músicas, arranjos florais, poemas, culinária, vestuário, enfim a vida de 1836 a 1881 no Brasil.

– Vivenciar um período de nossa história, como se fosse um flashback.

Evento realizado em 22 de setembro de 2006 no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, envolvendo alunos 9º ano do Ensino Fundamental e todos os alunos do Ensino Médio.

Todos os pais foram convidados. Havia centenas de pessoas nas quadras cobertas da escola, que foram transformadas em um salão típico do século XIX, com lustre de velas e cortinados vermelhos nas janelas.

Os alunos dos 9ºanos foram responsáveis pela execução do convite – uma réplica do jornal da época. Para isso, pesquisaram o primeiro jornal do Estado de São Paulo.

A decoração ficou por conta dos alunos do 1º ano do Ensino Médio, que fizeram as iquebanas para decorar o salão com seus arranjos florais, respectivas poesias e as fotos dos arranjos transformadas em quadros.

Os alunos do 2º ano desenvolveram com a professora de química Maria Christina Igne, juntamente com a professora de Português Elisabete Ribeiro, o projeto Perfumes. Os alunos criaram perfumes e posteriormente uma poesia que o aroma evocava.

Os alunos elaboraram uma revista, com propaganda dos perfumes criados, as poesias e algumas reportagens. A revista foi exposta no Sarau, para que os convidados pudessem apreciá-las. Os perfumes foram distribuídos ao público para que julgassem a melhor essência relacionada à poesia elaborada pelos alunos.

Os alunos do 3º ano pesquisaram muito, inclusive a culinária do século XIX. Fizeram trabalhos envolvendo a Física na cozinha com a professora de Física Eliana Conti. Prepararam mesas com características desse período da nossa história: seus doces e quitutes. Pesquisaram receitas da época e elaboraram receitas poéticas, que foram expostas em  biombos adornados de lírios feitos de origami pelas alunas.

Salão enfeitado, perfume no ar, aroma delicioso. Hora de começar o sarau.

Os apresentadores do sarau sensorial era Dom Pedro I e Carlota Joaquina. Os professores estavam vestidos com trajes de época. Eram reproduções fiéis de roupas do século XIX. Representavam:

Duquesa de Aumale, Marquesa de Santos, Marquesa de Valença, Condessa de Iguaçu, Madame Avmon, Madame Henriot, modelos dos pintores Zapater e Monet… Os alunos trajavam roupas características do século XIX, tudo confeccionado na escola pela professora Elisabete Ribeiro com a ajuda de alunos e algumas mães e avós.

Tudo pronto. Sarau e as atividades:

– Músicas executadas pelos alunos: ao piano, violino, violões e flauta transversal.

– Pomas dos românticos brasileiros, declamadas em português, inglês e espanhol pelos alunos.

– Músicas de Chiquinha Gonzaga e Catulo da Paixão Cearense interpretadas  pelos alunos.

– Três músicas foram selecionadas para que grupos de alunos dançassem o minueto.

– Os convidados dançaram valsas juntamente com os alunos.

– No final todos foram recepcionados com sucos de frutas, canapés e doces. Todos os tipos de quitutes de época foram preparados pelas famílias dos alunos. Eram servidos por serviçais vestidos a caráter como escravos da época do Romantismo.

 

Sem Comentários

Responder

Click to access the login or register cheese