07abr
2019
0

Museu de Arte Latino-americano de Buenos Aires – MALBA – ABAPORU de Anita Malfati

Foi inaugurado em 2001 pelo empresário Eduardo Constantini que tinha uma enorme coleção de obras de arte. O museu tem concepção bem moderna. Está localizado no bairro de Palermo em Buenos Aires.

Além da coleção do fundador que fica exposta permanentemente, são realizadas grandes exposições, eventos e diversas atividades, pois ele conta com galerias para exposições temporárias, auditório, cinema, restaurante e loja.

O MALBA tem como objetivo difundir a arte da América Latina. Tem um acervo permanente de artistas como Tarsila do Amaral, Candido Portinari, Diego Rivera, Frida Kahlo, Antonio Berni, Joaquim Torres Garcia entre outros.

No Malba está exposto o quadro Ababoru (em tupi-guarani: aba significa homem e poru, que como gente) de Tarsila do Amaral. Ela criou esta obra e deu de presente a seu marido, o escritor modernista Oswald de Andrade, que foi um dos idealizadores do movimento Antropofágico do Modernismo Brasileiro.

Estivemos no Malba também para ver a pintura Abaporu que  é extremamente importante para Doces Histórias, pois fizemos a releitura dessa obra e inserimos no livro João e o Pé de Feijão na parede do castelo do gigante, que adorava comer gente e assim que sentia cheiro de humano e sabia que teria uma refeição, cantava:

“Hum! Cheiro bom!

Fi – feu – fo – fum !

farejo o sangue de um inglês,
esteja ele vivo, esteja morto,
vou raspar-lhe os ossos,
vou comer com pão!”

Sem Comentários

Responder

Click to access the login or register cheese