18jan
2021
0

Museu de Monteiro Lobato em Taubaté

O Museu Monteiro Lobato está localizado no Sítio do Picapau Amarelo, na cidade brasileira de Taubaté, no Estado de São Paulo. Foi criado em 1958, é mantido pelo poder público estadual e é tombado como patrimônio histórico estadual e nacional desde 1962.

Esse museu funciona na casa onde o escritor, editor, fazendeiro, Monteiro Lobato, nasceu e viveu até os 12 anos. O imóvel que pertencia ao seu avô materno, o Visconde de Tremembé.

Lá abriga uma biblioteca infantil com as obras de Lobato, alguns acervos da família e uma área verde conhecida como Parque Sítio do Picapau Amarelo. Esse espaço apresenta 18 mil m², playground, mesas, área para lazer.

O casarão onde funciona o museu tem a sua estrutura feita de taipa de pilão, que é uma construção típica das chácaras das “Cidades do Café” do século XIX.

No casarão existem apresentações teatrais com os personagens imortalizados pelo autor. Há também oficinas para o público infantil. O público pode realizar empréstimos e consultas dos livros do museu. Aos finais de semana, ainda ocorrem oficinas de arte e atividades na brinquedoteca.

No município de Monteiro Lobato, distante a 72 quilômetros de Taubaté, há outro Sítio do Picapau Amarelo, onde o autor viveu durante seis anos. O local segue as mesmas características apresentadas no museu em Taubaté e é também para visitação.

Endereço do Museu Monteiro Lobato de Taubaté: Av. Monteiro Lobato, s/n – Chácara do Visconde, Taubaté – SP

Sem Comentários

Responder

Click to access the login or register cheese