18jul
2021
0

Museu do Café em Santos

Dia Nacional do Café – 24 de maio – quando começa a colheita do fruto.

Dia Internacional do Café – 01 de outubro – esse dia é usado para promover a bebida em todos os lugares do mundo.

O Museu do Café está localizado na rua XV de Novembro, no centro histórico de Santos, cidade litorânea do estado de São Paulo. O museu foi criado em 1998, depois do prédio ser restaurado. Está situado no antigo prédio da Bolsa Oficial de Café, o eclético palácio com 6 mil m² e mais de 200 portas e janelas. O objetivo do museu é preservar e divulgar a histórica relação entre o café e o país (café, o produto brasileiro de exportação no final do século 19).

A construção do palácio de estilo eclético apresenta cúpulas de cobre, esculturas, vitrais e muitas obras de arte. A sala mais importante do palácio é a sala do pregão, espaço de negociações diárias das sacas de café. Nesse local com tablado de jacarandá, há muitos itens antigos: cadeiras, mesas de imbuia, mármores, nobiliário em estilo art noveau… Ainda nessa sala, há três pinturas enormes de Benedicto Calixto, que mostram as transformações urbanas e econômicas da cidade de Santos: a tela central denominada ‘A Fundação da Vila de Santos em 1545’; a tela da esquerda, ‘O Porto de Santos em 1822’, já a tela da direita retrata a mesma região 100 anos depois. O palácio tem vitrais com assinatura de Benedicto Calixto e confeccionados pela Casa Conrado. A cena central dos vitrais apresenta a visão de Anhanguera relacionada à agricultura do café, à cana de açúcar e ao algodão, enfim, à epopeia dos bandeirantes. Outro aspecto diferenciado é a torre do relógio com 40m, o dobro da altura do prédio, com esculturas que simbolizam agricultura, comércio, indústria e navegantes.

Visitar o Museu do Café é uma experiência de muitas sensações: vai desde o cultivo do café com as ferramentas agrícolas utilizadas, à trajetória do café no Brasil. O museu também realiza exposições temporárias sempre relacionadas à história do café e até cursos relacionados ao preparo da bebida tão apreciada pelos brasileiros. Para finalizar o passeio mais uma sensação: diversas opções de bebidas quentes e frias, drinques, doces à base de café para serem degustados ou levados para casa.

Ficou com vontade de tomar um cafezinho?!

Sem Comentários

Responder

Click to access the login or register cheese