30ago
2012
1

Os Músicos de Bremen em Doce

Era uma vez um burro aborrecido, cansado de ser burro de carga, deixava a fazenda depois de anos e anos de trabalho árduo. Saiu antes que seus donos fizessem algo pior com ele e ele desse com os burros n’água. Na saída, uma encruzilhada anuncia um lugar que seria o paraíso para ele. Resolve ir para Bremen, encontrar a felicidade.

No meio do caminho encontra um cão, muito fatigado de tanto trabalhar para seus donos.

O burro pergunta: O que você está fazendo?

– Já estava velho e não conseguia mais ajudar meu fiel dono. Antes de ser descartado, resolvi ir embora.  Agora, totalmente desesperado, sem saber o que fazer, por isso, estou aqui no meio do caminho. Parei porque encontrei uma pedra no meio do caminho, no meio do caminho tinha uma pedra…
– Não fique assim tão transtornado. Estou indo para Bremen. Ouvi dizer que lá é a terra das oportunidades. Venha comigo!

E foram eles em busca do sonho.

Andaram muito, muito… Até que encontraram um velho gato na estrada.

– Olá, senhor Gato. O que faz aqui?
– Infelizmente, não consigo mais correr atrás dos ratos. Antes que meus donos me enxotassem, resolvi fugir. E aqui estou…
– Nós dois estamos indo para Bremen.  Podemos fazer alguma coisa juntos: meu zurro é poderosíssimo, o cão rosna como ninguém e você deve miar assustadoramente bem. Vamos formar um conjunto?

E foram os três atrás de mais alegria. Já estavam felizes, pois tinham a companhia um do outro.

Caminharam, conversaram, riram de seus destinos… Até encontrar, empoleirado  em uma cerca, um galo multicolorido e altivo.

A mesma cena, o mesmo destino. O galo também havia sido descartado.  Depois de anunciar, durante anos, todos os amanheceres, quase virou canja. Só não aconteceu isso porque estava esperto e ouviu tudo.

– Nós vamos para Bremen. Você poderia ser o nosso cantor. Disseram os três juntos, num só coro.
– Então, vamos lá!… Obá! Vida nova!!!

Foram os quatro, felizes para a mais recente jornada.

Caminharam pra burro, exaustos, resolveram descansar no meio da floresta.

O galo subiu na árvore mais alta, para descansar. De repente, vê ao longe uma luz. Observa melhor e percebe que é uma casa. Que bom, teriam um lugar para ficar. Não precisariam dormir ao relento. Desceu e contou aos três amigos o que vira.

Foram imediatamente a casa.

Quando chegaram, olharam pela janela e viram uma mesa absurdamente farta. Com a fome que estavam… Observaram mais e mais e perceberam, pelas moedas e moedas de ouro esparramadas pela sala, que os ocupantes da casa eram ladrões.

Pensaram, pensaram…

Como uma grande estátua, eles se posicionaram: o burro, o cão, o gato, o galo, todos empoleirados.

O burro zurrava escandalosamente, o cão rosnava forte, o gato miava agudamente e o galo cantava descompassadamente. Era simplesmente assustador! Um barulho infernal!

Os ladrões assustados imaginaram ser um monstro, uma fera assustadora, monumental e barulhenta.

Fugiram.” Compraram gato por lebre”. Deixaram para trás tudo que haviam pilhado.

Os quatro que orquestraram aquela medonha sinfonia. Ficaram felizes pelo resultado obtido.

Entraram na casa, se deliciaram com as gostosuras. Depois de comerem tanto, só lhes restava descansar: o burro ficou atrás da porta, o cachorro se deitou no canto, o gato acomodou-se na cadeira e o galo empoleirou-se ali mesmo, na mesa. Estavam todos dormindo…

De repente, entra na casa, sorrateiramente, um dos ladrões, para sondar se a fera já havia abandonado a casa, para eles retornarem. Para sua surpresa…  Foi totalmente arranhado, bicado, levou coices e mordidas na perna. Os quatro cantavam de galo. O ladrão fugiu pensando no poder de um monstro capaz de tanto e ao mesmo tempo.

Correu, sem olhar pra trás, pois aquela coisa medonha o acompanhava mais e mais. Fugiu o mais rápido que pôde. Os ladrões sumiram para sempre.

Os quatro: burro, cachorro, gato e galo conseguiram pela união e cantoria, se livrar de um problemão. Ficaram, mais do que nunca, juntos e felizes para sempre.

Bremen ficou no sonho dos quatro, pois nem precisou chegar à cidade para alcançarem juntos liberdade e felicidade.

Pesquise a biografia dos Irmãos Grimm.

Conheça as releituras desse livro: Estátua dos Músicos de Bremen – Gerhard Marcks

Adquira o seu exemplar e construa a sua versão da história: Os Músicos de Bremen em Doce

Comentário(1)

  • Andreia

    Olá Bete,
    Meu nome é Andreia, sou professora do colégio Maria José no qual os alunos farão uma apresentação na Feria cultural do seu livro Os músicos de Bremen.Queremos colocar a sua biografia na exposição, se for possível me enviar fico muito agradecida.Abraço!
    Andreia

    Responder

Responder