09jun
2015
0

Irmãos Grimm – Biografia

Hanau é a cidade onde os irmãos Grimm nasceram. O pai nasceu em Steinau, era um advogado da corte, mas foi mandado para Hanau e foi nesse período que nasceram Jacob em 1785 e Wilhelm no ano seguinte. Eles viveram lá até os 5 e 6 anos respectivamente. Depois voltaram para Steinau com seus pais e três irmãos. Perderam o pai muito cedo. Como a família era muito grande, tudo ficou financeiramente difícil. A mãe precisou mudar para Kassel, onde viviam os avós maternos dos Grimm. Todos ajudaram na educação das crianças. Jacob e Wilhelm foram juntos estudar em Marburg, cidade universitária. Lá foram incentivados por um professor a fazerem a coletânea dos contos alemães, contados pelas pessoas em diferentes vilarejos. A grande produção literária ocorreu em Kassel onde viveram por mais de trinta anos. Escreveram mais de 200 contos, a gramática e a mitologia germânicas e o dicionário da língua alemã. Em 1840, já então figuras destacadas e internacionalmente conhecidas, são chamados para a Real Academia das Ciências de Berlim, onde viveram por quase duas décadas. Ambos faleceram em Berlim, Jacob em 1863 e Wilhelm em 1859.

Hanau – A casa onde nasceram foi destruída na 2ª guerra. Na praça principal há uma estátua de bronze de 1896 dedicada aos irmãos Grimm. Entre maio e junho acontece um festival de teatro com peças baseadas em textos dos Grimm.

Steinau – A casa onde viveram a infância se transformou em museu chamado Bruder Grimm Haus. O museu apresenta 14 salas decoradas: algumas com trechos de histórias pessoais e literárias dos Grimm; outra com capas de obras traduzidas em diversos idiomas; salas com poltronas para se ouvir algumas das histórias dos Grim; lugares especiais para interagir com as histórias clássicas…  Tours históricos pela cidade são  frequentes e guiados por personagens dos contos de fadas como o Gato de Botas, Dona Ola (Frau Holle). Na praça há o teatro de marionetes com espetáculos dos clássicos infantis.

Marburg – Os irmãos Grimm estudaram Direito em Marburg. Na cidade, há um roteiro Grimm-Dich-Pfdad com vários pontos onde se encontram pinturas ou esculturas que fazem referências aos contos dos Grimm como: João e Maria, Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, A Menina do Fósforo, O Lobo e os Sete Cabritinhos, O Príncipe Sapo, o Museu, a casa dos Irmãos Grimm, O Alfaiate Valente, entre outros.

IRMÃOS GRIMM eram grandes filólogos, estudiosos da língua alemã e grandes narradores. Também escreveram um dicionário da língua alemã.

JACOB GRIMM nasceu em 1785 e WILHELM GRIMM em 1786, na Alemanha.

Eles dedicaram as narrativas às crianças pela magia. Recolheram os contos da memória popular, as narrativas antigas que eram conservadas pela tradição. Registraram os contos no livro- “Histórias das Crianças e do Lar”- com 51 narrativas. Posteriormente o mesmo livro foi publicado com 181 histórias. Todos os contos estão relacionados ao mundo da fantasia e do imaginário da criança.

Contos mais famosos: 

  • Branca de Neve;
  • Cinderela;
  • O Alfaiate Valente;
  • O Flautista de Hamelin;
  • O Ganso de Ouro;
  • O Príncipe Sapo;
  • Os Músicos de Bremen;
  • Rapunzel;
  • Chapeuzinho Vermelho;
  • A Bela Adormecida;
  • Hansel e Gretel;
  • Rumpelstiltskin.

 

Sem Comentários

Responder

Click to access the login or register cheese