13set
2022
0

Projeto para Educação Infantil – Aventura Pré-Histórica do Colégio Beatíssima

Ser um livro brincante, ser um livro com encantamento. Que as crianças pudessem pegar e ter prazer. Porque eu acredito que a Educação Infantil tem que incentivar muito esses pequenos leitores a escrever e a ler. E uma forma gostosa de incentivá-los, é deixando um livro lúdico, leve, prazeroso, que eles brinquem com aquele livro. É esse encantamento que eu quero deixar para os meus alunos, é o encantamento de pegar o livro e ter vontade de ler.

                                                                                                                                     Professora Filomena Maria S.L. Dia Pietro

O Jardim é protagonista, eles fazem tudo, a professora só orienta.  O Infantil (5 anos) foi ao parquinho procurar dinossauros na areia escondidos pela professora. Quando receberam o diário de bordo da Aventura Pré-Histórica, acharam muito estranho, pois o livro não tinha texto. A professora explicou-lhes que eles desenvolveriam sua história de uma maneira bem diferente: com recortes para complementar a ilustração; receita de ovo de dinossauro; carimbos de dinossauros com as mãos; fotos do trabalho desenvolvido; dinossauro carnívoro de pregador que morde os dedinhos; colagem com cotonetes para representar os fósseis dos dinos; atividades lúdicas sobre o funcionamento de um vulcão… Depois explicou o que é um diário de bordo e partiram para a criação do diário de bordo deles.

Cada criança criava as suas hipóteses na construção das atividades e essa troca de ver a possibilidade de um, de ver a possibilidade do outro é que amplia o conhecimento das crianças.

A professora desenvolveu diversas atividades com os alunos, depois de ler o diário de bordo que está em um QR-Code com outras informações. Assim as crianças começaram a construir ainda mais seu repertório sobre dinossauros. A partir das atividades lúdicas, e do diário de bordo de Doces Histórias, as crianças criaram a sua própria história.

As crianças ultrapassaram a pré-história dos dinossauros, chegando no período pré-histórico do homem das cavernas. Criaram uma história rupestre com carvão e pó de café em um papel pardo que serviu de cobertura para as carteiras, criando assim uma caverna. As crianças e seus pais puderam conhecer a história rupestre entrando no túnel caverna com a lanterna do celular. A atividade foi extremamente divertida.

Durante o processo de criação, os aluninhos reproduziram uma receita para fazer ovos de dinossauros para os pais. Na culminância do projeto, filhos e pais quebraram os ovos para encontrar os dinossauros de plásticos.

Receita de ovos de dinossauros para serem descobertos

Ingredientes:

 1 xícara de farinha de trigo; 1 xícara de areia; 1 xícara de terra; 1/2 copo de água.

Modo de fazer:

Misture tudo. Coloque um dinossauro de plástico dentro do bolinho em formato de ovo.  A professora coloca quarenta minutos no forno para ficar bem firme. Depois é só quebrar os ovinhos e descobrir os dinos.

Podem-se esconder os dinos em ovos de gelo. Dica: essa atividade é mais prazerosa, no verão, pois o gelo derrete. No inverno, é muito frio e voa pedaços de gelo para todos os lados.  É uma festa para as crianças!

Doces Histórias participou do projeto contando a história da Aventura Pré-Histórica. A autora estava vestida de paleontóloga, com uma máquina do tempo dourada com engrenagens de papelão. À medida que a paleontóloga girava as engrenagens, as crianças falavam cat cit, cat cit… para voltar no tempo do tic tac… Em cada era, as esculturas dos dinos eram mostradas. No final, um tecido vermelho bem fino caiu sobre todos os dinos representando a poeira vermelha que cobriu a Terra depois da queda do asteroide. No final, a autora colocou uma capa de dino e ficou brincando com as crianças.

Na culminância do projeto, os pais foram convidados a participar em um dia da semana da família. A professora comentou a proposta desenvolvida com as diversas atividades feitas pelos alunos, o encontro com a autora, seu autógrafo nos livros das crianças e a contação da história. Depois os pais prestigiaram o autógrafo de seus filhos que desfilavam em um tapete vermelho. O momento sensacional foi quando cada aluno contou aos familiares a sua história e tudo o que eles aprenderam.

Fora da sala do tapete vermelho dos autógrafos, havia fotos de todo o desenvolvimento do projeto, oficinas para descobrir os dinos envoltos em terra e um túnel com as histórias rupestres. Muita diversão, aprendizado e momentos bem felizes com a família.

Professora do Jardim A: Filomena Maria S.L. Dia Pietro
Professora do Jardim B: Patrícia Gomes Montanari Peres

Sem Comentários

Responder