04set
2017
1

Receitas Mágicas das Fadas Madrinhas – Cinderela – Bolo de abóbora

RECEITAS MÁGICAS DAS FADAS MADRINHAS – Cinderela

Os contos de encantamento normalmente apresentam problemáticas, soluções mágicas dos problemas e também um elemento significativo: o alimento.

Cinderela vive nas cinzas do borralho do fogão. Um dos elementos mágicos da história é a transformação da abóbora em uma magnífica carruagem dourada.
Na versão de Perrault, Cinderela foi a um baile em que se serviu uma magnífica ceia. Naquela noite, o príncipe nada comeu, pois só contemplava Cinderela. Ela foi se sentar ao lado das irmãs e partilhou com elas laranjas e limões que o príncipe gentilmente lhe oferecera.
Já a versão dos irmãos Grimm de Cinderela não aparece fada madrinha, nem tão pouco a transformação da abóbora em carruagem. O elemento mágico é um pássaro que fica numa árvore ao lado do túmulo da mãe e que ajuda Cinderela criando a magia dos vestidos para o baile. No conto, aparecem outros alimentos: as irmãs da Gata Borralheira esparramaram ervilhas e lentilhas no meio da cinza, para que a pobrezinha catasse grão a grão e não desse tempo de ir ao baile com elas.
A s histórias aguçam os sentidos e são fábricas de experiências já que têm, cheiros, cores e sabores. Por isso, as fadas madrinhas vão compartilhar receitas apetitosas dessa história:

Cinderela Receita de bolo de abóbora com coco

Ingredientes:

200g de abóbora cozida;

1/2 xícara de óleo;

1 lata de leite condensado;

3 ovos;

1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo;

100g de coco ralado;

1 colher (sopa) de fermento em pó;

manteiga para untar e farinha para polvilhar.

 

Modo de preparo:

Retire os grãos de milho da espiga, fazendo cortes rentes ao sabugo. Bata no liquidificador com meia xícara de água. Depois, passe por uma peneira. Recoloque o creme de milho no liquidificador. Junte o óleo, o leite condensado e os ovos. Bata bem.
Despeje essa mistura numa tigela e acrescente a farinha. Misture bem delicadamente. Por último, junte o fermento.
Unte e enfarinhe uma forma redonda com buraco no meio e despeje amassa do bolo.
Asse em forno previamente aquecido (200°), por cerca de 40 minutos.
Bom apetite!!!

 

 

 

 

Comentário(1)

  • Katia Cavalcante

    Boa noite,
    Estava pesquisando sobre receitas envolvendo histórias infantis e encontrei o blog Doces Histórias e fiquei encantada. Copie todas rsrsrsrs e trabalharei em sala com meus alunos de 4 anos. Parabéns pelo lindo trabalho. Grata! Kátia

    Responder

Responder