28maio
2017
0

Receitas Mágicas das Fadas Madrinhas – João e Maria – Bolo de chocolate

RECEITAS MÁGICAS DAS FADAS MADRINHAS – João e Maria

Os contos de encantamento normalmente apresentam problemáticas, soluções mágicas dos problemas e também um elemento significativo: o alimento. As histórias aguçam os sentidos e são fábricas de experiências já que têm, cheiros, cores e sabores.

Os escritores renomados da Literatura Infantil seguiram a oralidade dos contos de fadas. No Século XVIII, Perrault vivia nos palácios da França, então descrevia a sofisticação da culinária francesa. No início do século XIX, os irmãos Grimm retrataram a simplicidade do povo alemão em suas histórias, inclusive na alimentação. Em meados do século XIX, o escritor dinamarquês Andersen escreveu suas histórias baseando-se em sua própria vida de pobre ajudado pelos ricos como mostra bem a história do Patinho Feio e a sua visão relacionada ao alimento.

No conto de João e Maria, os irmãos são abandonados na floresta, porque os pais não têm condições de alimentar a todos. O motivo: a falta de alimento. A solução encontrada foi encontrar no meio da floresta uma deliciosa casa de bruxa, totalmente feita de doces.

Assim a presença de alimentos é uma constância nos textos. Pensando nisso, as fadas madrinhas vão compartilhar receitas apetitosas para cada história:

João e Maria Receita de bolo de chocolate

Ingredientes:

1 xícara (chá) de óleo;
1 xícara (chá) leite;
1 xícara (chá) de açúcar;
2 ovos;
2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
1 xícara (chá) de chocolate em pó;
1 colher (sopa) de fermento em pó;
manteiga para untar e farinha para polvilhar.

Modo de preparo:

Bata no liquidificador o leite, o óleo, os ovos e o açúcar. Acrescente a farinha de trigo e o achocolatado e bata novamente.
Por último, acrescente o fermento.
Coloque numa assadeira untada e polvilhada com farinha.
Asse em forno previamente aquecido (200°), por cerca de 40 minutos.
Bom apetite!!!

 

Sem Comentários

Responder

Click to access the login or register cheese