Robert Southey – Biografia
Robert Southey nasceu em Bristol, na Inglaterra, em 1774. Sua família era numerosa, formada por eclesiásticos e mercadores, mas de recursos limitados. Não frequentava as aulas para estudar a História da França, da Alemanha… por isso a família o enviou para Portugal para viver com um tio. Apaixonou-se pela História de Portugal e do Brasil. Formou uma biblioteca com 14 000 títulos, sendo 700 da Península Ibérica, livros que atualmente se encontram no Museu Britânico.
É um escritor romântico, com uma variada obra: contos, poesias, biografias, traduções, livros de História de Portugal e da América do Sul. Historiador que se tornou conhecido em nosso país, principalmente por sua História do Brasil, livro detalhado e bem consciencioso, fruto de muita pesquisa. O centenário de seu falecimento foi objeto de homenagem entre nós.
Escreveu a narrativa intitulada A História dos Três Ursos ou Os Três Ursos. Hoje é mais conhecida como Cachinhos Dourados. Esse conto infantil foi publicado por Robert Southey em 1832, não é original, mas foi recontado por ele, já que existia em circulação antes da data de publicação de seu livro.
Essa história infantil ganhou inúmeras versões. A mais famosa é protagonizada por três ursos antropomorfizados e por uma criança de cachinhos dourados. Nas primeiras versões, a casa dos ursos é invadida por uma velhinha; já nas mais recentes por uma criança. E foi esta a versão escolhida pelo autor.
Robert Southey ganhou o “Prêmio do Poeta”, a cada ano, de 1813 até sua morte em 1843.