20jan
2021
0

Três Bandeiras de Jasper Johns

A releitura de – “Três Bandeiras”, de Jasper Johns aparece nas obras: O Marquês de Rabicó e O Sítio do Picapau Amarelo.  Nas duas obras, a releitura  aparece na parede da sala de jantar do sítio de Dona Benta com o nome de “Duas Bandeiras”, pois são duas bandeiras do Brasil sobrepostas.

Informações da obra

Em “Três Bandeiras”, Jasper Johns sobrepôs três bandeiras de tamanhos diferentes, reforçando a imagem, quase como um painel de iluminação, criando um estranho efeito óptico.

A obra é composta por três telas pintadas com cera quente. As três telas formam um arranjo em camadas, com cada tela 25% menor que a de trás, criando assim uma arte tridimensional

O material usado na tela – encáustica, era utilizado primordialmente pelos gregos, pois confere à pintura uma superfície espessa, como que em relevo. Encáustica é uma técnica de pintura que se caracteriza pelo uso de cera como aglutinante dos pigmentos e pela mistura densa e cremosa.

“Três Bandeiras”, de Jasper Johns, 1958, encáustica sobre tela, 78,42 cm  x 115,5 cm, Whitney Museum of American Art, Nova York, EUA.

Conheça um pouco mais sobre o pintor Jasper Johns.

Sem Comentários

Responder

Click to access the login or register cheese