22jul
2017
0

Museu de Hans Christian Andersen – Odense – Dinamarca

O Museu de Andersen, na cidade de Odense, terceira maior cidade dinamarquesa, fica a 140km de Copenhague. Ele localiza-se no centro velho da cidade onde as casas antigas estão muito preservadas. Na cidade, respira-se Andersen, alguns semáforos e bueiros da cidade velha estampam a silhueta do escritor.

O museu é muito moderno, foi renovado em comemoração aos duzentos anos de nascimento do escritor. Ele fica ao lado de um pequeno lago e um belo jardim. A casa aonde viveu com a família faz parte do complexo arquitetônico do Museu de Andersen. Para 2020, está prevista ampliação do museu com jardim narrativo entre outros espaços.

Depois de ver toda a cronologia da vida e obra de Hans Christian Andersen(1805-18750) com fotos, afrescos e mapas dos países que ele conheceu e estudou, você se depara com a pequena casa de sua infância dentro do museu.

Existe uma biblioteca com livros de Andersen em aproximadamente  157 países. O Brasil tem várias versões do escritor na vasta coleção de Odense.

Além de escrever sobre o folclore nórdico, produziu romances, contos, relatos de viagem… e apresentava um de seus dons artísticos: desenhar com tesouras. Os papercuts de Andersen são as pequenas e delicadas obras de arte que fazia à medida que contava suas histórias.

Histórias divertidas, criativas, poéticas fazem parte do rico imaginário de Andersen.

Ao lado do Museu existe uma Casa de Cultura Infantil onde as crianças brincam de fantoches, pintam e tentam desenvolver habilidade com a tesoura como Andersen. O espaço possui um cenário teatral com casas de madeira, roupas de época… onde as crianças assistem e participam das apresentações aguçando o seu mais precioso dom: a fantasia.

Sem Comentários

Responder