08abr
2022
0

Pré-História dentro do Museu do Café, Prefeitura de Santos…

Há materiais, que nos remetem a história da Terra.  Mármores vindo da Itália, da Inglaterra com fósseis de milhares e milhares de anos. Esses prédios conservam além dos móveis, vitrais, pinturas, esculturas, preciosidades do fundo do mar com história de até 400 milhões de anos. Referem-se aos períodos Paleozoico e Jurássico.

Alguns prédios históricos funcionam como museus que abrigam fósseis marinhos nas paredes e nos pisos dos mármores vindos de várias partes do mundo. Todo esse acervo histórico vem sendo catalogado pela geóloga Angela Frigerio da SEDURB de Santos(Secretaria de Desenvolvimento Urbano).

No Museu de Café, no piso da Sala de Pregões, existe a presença de uma importante parcela da vida no planeta. Em meio às placas de mármore, “estão braquiópodes, animais importantes nas eras Paleozoica e Mesozoica, além dos cefalópodes, carnívoros que habitaram o planeta há cerca de 150 milhões de anos. São animais que têm os pés (podes) na cabeça (cefalo), daí a origem do nome. Polvos e lulas fazem parte dessa classe de moluscos e todos os animais pertencentes a essa classe são predadores marinhos.”

No Prédio da Prefeitura, notam-se moluscos rudistas nas paredes laterais da escadaria nas pedras calcárias portuguesas. Esses animais marinhos foram extintos juntamente com os dinossauros.

Nesses e outros locais encontram-se materiais trazidos do mundo com registros da história da cidade e da vida do planeta.

Fonte:
https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/predios-historicos-de-santos-conservam-fosseis-marinhos-de-ate-400-milhoes-de-anos

 

Sem Comentários

Responder

Click to access the login or register cheese