Descubra os cereais e tubérculos usados no livro – O Rato do Campo e o Rato da Cidade
Cereais são as plantas cultivadas por seus frutos comestíveis, normalmente chamados grãos e são na maior parte gramíneas, compondo uma família com mais de 6 mil espécies.
Arroz – É uma planta da família das gramíneas que alimenta mais da metade da população humana do mundo. É a terceira maior cultura cerealífera do mundo, apenas ultrapassada pelas de milho e trigo. É rico em hidratos de carbono.
Arroz integral é arroz com casca externa não comestível removida. Arroz branco é o mesmo grão sem o casco, camada de farelo e germe de cereais removidos. Arroz vermelho, arroz dourado e arroz preto são todos arrozes, mas com camadas externas pigmentadas diferentemente.
Milho – É um conhecido cereal cultivado em grande parte do mundo. O milho é extensivamente utilizado como alimento humano ou para ração animal, devido às suas qualidades nutricionais. A planta do milho chega a uma altura de 2,5 metros, embora haja variedades bem mais baixas. A espiga é cilíndrica, e costuma nascer na metade da altura da planta.
Centeio – É uma gramínea cultivada em grande escala para colheita de grãos e forragem. Tem parentesco com o trigo e a cevada.

Aveia – É um cereal muito nutritivo, que possui cálcio, ferro, proteínas, fibras e muito mais. Muito utilizada em biscoitos e pães.
Trigo – É uma gramínea cultivada em todo o mundo. Mundialmente, é a segunda maior cultura de cereais, a seguir ao milho; a terceira é o arroz. O grão de trigo é um alimento básico usado para fazer farinha e, com esta, o pão, o biscoito…

Pão – É um alimento elaborado com farinha, geralmente de trigo ou outro cereal, água, sal, formando uma massa com uma consistência que pode criar vários formatos.
Macarrão – É um tipo de massa alimentícia com diversos formatos e cores inclusive o macarrão preto feito com tinta de lula. O macarrão foi levado da China para a Itália pelo explorador Marco Polo no século XIII.
Bolacha – É um bolo chato e seco de farinha, de arroz ou de aveia feita de diversas formas e tamanhos. O ideal é preparar sua própria bolacha.
Biscoito – É um produto de doçaria base de farinha ou aveia, açúcar e um emulsionante como o leite, manteiga ou gordura. O ideal é preparar seu próprio biscoito, pois não terá aditivos da indústria alimentícia tornando-se saudável por não ser alimento ultra processado.
Tubérculos são caules subterrâneos curtos e grossos, ricos em substâncias nutritivas. Basicamente com formato mais arredondado.
Batata, batata-inglesa, batatinha, pataca, escorva, papa, ou semilha, batata Asterix, é uma planta perene da família das solanáceas. A planta adulta geralmente tem entre sessenta a cem centímetros de altura, possui flores e frutos e produz um tubérculo comestível rico em amido, um carboidrato. Apresenta milhares de variedades pelo mundo todo. É muito utilizada na culinária.
Mandioquinha ou batata-baroa, também chamada batata fiúza, batata-salsa, cenourinha-amarela ou cenourinha-branca, é uma raiz tuberosa comestível muito usada na culinária brasileira.
Cará, caranambu, caratinga, cará-liso, cará-de-pele-branca é um tubérculo cultivável pertencente a várias espécies diferentes.

Batata–doce também chamada batata-da-terra, batata-da-ilha, jatica e jetica, é uma planta da família das convolvuláceas, da ordem das Solanales.
Descubra quais cereais e tubérculos foram utilizados nas ilustrações de nosso livro O Rato do Campo e o Rato da Cidade.
Uma versão da fábula O Rato do Campo e o Rato da Cidade pode ser lida em nosso blog.