30nov
2018
0
Destaque

Doces Histórias inova usando a Pirâmide Alimentar – um projeto diferenciado que alia Literatura à alimentação saudável

Cada livro é elaborado a partir de minuciosa pesquisa das histórias e criterioso roteiro. Inicia-se pela modelagem dos personagens; confecção de árvores, flores, casas, ponte, horta… todos os elementos necessários para a montagem dos cenários. No estúdio, são montadas as sequências de cenas para serem perenizadas nas fotografias. As fotos passam por um processo de seleção e editoração para enfim se transformarem num livro. Cada obra apresenta 8 gravuras.

O cenário de cada fábula é elaborado com um grupo específico de alimentos. Em:

A lebre e a tartaruga em doce utiliza o chocolate e propõe exercícios que todos devemos fazer;

O rato do campo e o rato da cidade utiliza os alimentos integrais, cereais, macarrão, as raízes e os tubérculos como a mandioca, inhame, cará, batata…;

O leão e o ratinho trabalha com as hortaliças;

A raposa e as uvas valoriza as frutas:

A assembleia dos ratos enfatiza os derivados do leite, alimentos ricos em cálcio e minerais;

O cachorro e a sombra utiliza as proteínas, carnes e ovos;

Burrice ressalta as leguminosas.

A cigarra e as formigas em doce trabalha com os açúcares.

Como as fábulas têm desde sempre a finalidade de ensinar, um ganho a mais nesta modalidade é com elas aprender a importância da alimentação variada e adequada; o conhecimento dos valores nutricionais de alimentos industrializados; a escolha de alimentos certos e nas quantidades adequadas; a orientação ao consumo de produtos não industrializados; o resgate da culinária, para produção do próprio alimento… Assim os alunos serão os multiplicadores de uma reeducação alimentar, garantindo uma alimentação adequada, promovendo a saúde do organismo e permitindo alteração de hábitos inadequados de alimentação, uma vez que com essas fábulas estaremos aumentando o conhecimento também nessa área.

Depois de aprender sobre os grupos alimentares, o aluno terá o prazer de inventar, o prazer de buscar as palavras, o prazer de construir um texto. Isso alia-se ao prazer de degustar, para culminar no prazer de compreender, captando a essência da história, para construir o próprio texto a caminho da arte.

Disponibilizamos um projeto geral de Fábulas com Saber e Sabor com informações nutricionais da alimentação saudável baseadas no Guia Alimentar da população brasileira e algumas práticas de escrita para chegar a elaboração da fábula.

Além disso, disponibilizamos sequência didática de cada fábula com atividades motivadoras, como trabalhar os gêneros textuais, sugestões de atividades trabalhando a interdisciplinaridade envolvendo a nutrição, Geografia, História, Ciências, Artes…

A culminância desse projeto poderá ser a Feira de Ciências ou Feira Cultural em que cada turma apresentará além dos textos que eles escreveram, o que aprenderam sobre cada grupo de alimentos que é o cenário de cada fábula.

Existem nos projetos sugestões de atividades que poderão ser alteradas de acordo com o planejamento de cada escola.

Sem Comentários

Responder